8 de Junho 2021 - Publicado há 1053 dias, 12 horas e 22 minutos
Açores justificam reconhecimento e acrescentam valor à União Europeia, sustenta Presidente do Governo
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou na segunda-feira o histórico de “desenvolvimento sustentável” da Região, advogando que os Açores merecem reconhecimento e “acrescentam valor” à União Europeia.

O governante falava em Ponta Delgada, depois da formalização de dois acordos: um, com a Marinha, referente à cedência para a Região do navio desativado Schultz Xavier, e um segundo com a Parley Foundation For the Oceans, que irá criar um recife artificial a partir do afundamento do navio.

A parceria, destacou José Manuel Bolieiro, atesta como a entidade viu a “importância geoestratégica dos Açores e o valor que os Açores acrescentam à dimensão mundial” da própria fundação Parley For the Oceans.

“A causa dos mares e dos oceanos tem de ser matriz das políticas públicas locais, regionais, nacionais e mundiais”, prosseguiu o Presidente do Governo, numa cerimónia em que também esteve presente o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, e os presidentes das autarquias de São Miguel, entre outros.

O memorando assinado com a Parley Foundation For The Oceans, presidido em Portugal por Daniela Coutinho, tem por objetivo promover a cooperação institucional, “contribuindo para o fortalecimento das instituições e políticas públicas e privadas em matéria de defesa dos recursos marinhos e ambiente pelo combate às alterações climáticas; de proteção da biodiversidade; e sensibilizar a população residente nos Açores para a sustentabilidade, assim criando uma Eco Agenda”.

Algumas das áreas de interesse comum são a defesa dos recursos naturais e ecossistemas marinhos, alterações climáticas, gestão integrada das zonas costeiras, desenvolvimento sustentável e eco inovação, conservação e proteção da biodiversidade, educação ambiental e democratização da arte e da cultura.

© Governo dos Açores | Foto: MM

Partilhar