4 de Junho 2021 - Publicado há 1050 dias, 15 horas e 33 minutos
“Declaração dos Açores” reforça centralidade da Região na discussão sobre o Atlântico, diz Presidente do Governo
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou hoje a Conferência Ministerial de Alto Nível “All Atlantic”, que hoje terminou em Ponta Delgada, e da qual saiu a “Declaração dos Açores”, de reforço da “ligação, cooperação e ação” entre os países ligados ao Oceano Atlântico.

“Através desta declaração, somos centralidade planetária”, sublinhou José Manuel Bolieiro, antes de definir em quatro os tópicos centrais da “Declaração dos Açores”: mar, espaço, clima e sustentabilidade alimentar.

“Tão importante como a nossa História, é a nossa geografia”, prosseguiu o governante, evocando Vitorino Nemésio, e antes de sublinhar que “a Ciência é futuro, e o futuro é Ciência”, sendo para tal fundamental, como ocorreu hoje, uma “diplomacia científica”.

A declaração hoje fechada visa reforçar o conhecimento e o desenvolvimento de metodologias assentes na interação oceanos-espaço-clima-alimentação, recorrendo a sistemas avançados de observação da Terra, à inteligência artificial e ao processamento de dados.

A Conferência Ministerial de Alto Nível, integrada na iniciativa “The All-Atlantic2021 – All-Atlantic R&I for a Sustainable Ocean”, realizou-se no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, entre quarta-feira e hoje, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, e também em modelo virtual.

O encontro contou, no último dia, para além de José Manuel Bolieiro, com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, esta última com uma intervenção por via digital.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar