1 de Junho 2021 - Publicado há 1060 dias, 4 horas e 52 minutos
Governo dos Açores e farmacêuticos chegam a acordo sobre progressão e integração na carreira
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, a Ordem dos Farmacêuticos e o Sindicato dos Farmacêuticos chegaram hoje a acordo sobre a integração dos profissionais com contrato individual de trabalho nas carreiras farmacêutica e especial farmacêutica, bem como sobre a progressão nas suas carreiras.

No final da reunião, que decorreu em Angra do Heroísmo, o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, assumiu que deu orientações aos Hospitais e às Unidades de Saúde de Ilha para a operacionalização, com efeitos imediatos, da integração dos profissionais com contrato individual de trabalho nas carreiras farmacêutica e especial farmacêutica. 

Na ocasião, foi também decidido promover a equidade entre profissionais de saúde, propondo-se 1,5 pontos por ano para efeitos de progressão na carreira e respetiva valorização remuneratória. 

No final da reunião, Clélio Meneses expressou a satisfação pelo acordo alcançado.

“Estamos satisfeitos por ver concluída uma etapa que já dura há quatro anos, com reivindicações legítimas por parte dos farmacêuticos”, declarou.

“Mais satisfeito fico pelo facto de termos alcançado este acordo, um dia apenas, após a entrada em vigor do Orçamento para este ano”, salientou ainda.

Para o titular da pasta da Saúde, “este foi um passo determinante na concretização das pretensões dos farmacêuticos e, sobretudo, no sentido da dignificação das suas carreiras”.

Recorde-se, que neste encontro estiveram, presentes ainda, o Diretor Regional da Saúde, Berto Cabral, as representantes nos Açores da Ordem, Margarida Martins, e do Sindicato, Daniela Garcia, e, por videoconferência, o Presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Henrique Reguengos, e o representante nacional da Ordem dos Farmacêuticos, Tiago Rodrigues.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar