16 de Maio 2021 - Publicado há 1047 dias, 5 horas e 14 minutos
Presidente do Governo participa em reunião informal de Ministros dos Assuntos Europeus
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, participa na segunda-feira numa reunião informal de Ministros dos Assuntos Europeus, encontro que decorrerá em Coimbra, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O programa desta reunião começa com uma apresentação e debate sobre as Regiões Ultraperiféricas da União como laboratórios para o futuro.

Os Ministros e respetivas delegações irão conhecer não só os desafios e as potencialidades que estas regiões oferecem à Europa como um todo, mas também que lições se podem tirar para o futuro em áreas como a sustentabilidade, a transição digital e a juventude.

Nesta ocasião, será ainda lançada, ao nível ministerial, a Rede Prospetiva Estratégica da Comissão Europeia, seguindo-se a primeira reunião dos “Ministros para o Futuro”, que trocarão pontos de vista sobre resiliência e autonomia estratégica na União Europeia.

Os Açores, recorde-se, assumem atualmente a Presidência da Conferência das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia.

A delegação Açoriana no encontro de Coimbra integrará também o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro Faria e Castro, e o Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral.

A reunião informal será presidida pela Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

© Governo dos Açores | Fotos:MM

Partilhar