13 de Abril 2021 - Publicado há 1108 dias, 19 horas e 45 minutos
Temporada Cultural 2021 percorre o Arquipélago com atuações de artistas açorianos
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove a Temporada Cultural 2021, que terá um formato digital e vai percorrer todas as ilhas do arquipélago e promover os artistas açorianos.

Assim, a Temporada Cultural 2021 arranca já este sábado, dia 17 de abril, com o espetáculo “Momentos”, de Maria Bettencourt e Luís Bettencourt, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo.

O espetáculo inaugural foi gravado pela RTP Açores e está inserido num pacote de espetáculos a emitir semanalmente pela televisão pública regional.

A missão primordial da Temporada Cultural 2021 é a de apoiar os artistas e as empresas de produção de espetáculos e de audiovisual dos Açores.

Nesse quadro, e até ao final de junho de 2021, serão gravados 19 espetáculos em diversas ilhas e por diversas produtoras televisivas da Região.

A iniciativa contempla a música clássica, erudita e a música popular. Diversos grupos de dança e teatro também vão subir ao palco da RTP Açores e das redes sociais da Direção Regional da Cultura (Cultura Açores).

Alguns dos espetáculos poderão ter público na assistência aquando das gravações, desde que estejam reunidas as condições de segurança sanitária e a situação epidemiológica da localidade permitir.

Dezembro vai levar ao palco do Teatro Angrense uma ópera produzida na Região, com texto de Álamo Oliveira e composição de Antero Ávila: a obra “Boas Festas, Senhor Natal” vai abordar a temática dos refugiados e contará a participação de sete solistas, três coros, atores e uma orquestra com 19 músicos.

Em 2020 o mundo provou que a cultura era a melhor companhia, mesmo quando estamos isolados. Em 2021 a Direção Regional da Cultura leva o talento dos artistas açorianos a todas as casas dos Açores.

A Direção Regional da Cultura informa, ainda, que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço: www.culturacores.azores.gov.pt.

© Governo dos Açores | Fotos: DRaC

Partilhar