10 de Abril 2021 - Publicado há 1111 dias, 18 horas e 47 minutos
Conferência sobre Transportes reforçou cooperação entre Macaronésia, declara Faria e Castro
location Ponta Delgada

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, defende que a primeira Conferência da Macaronésia sobre Transportes, que terminou na sexta-feira, “revelou laços de cooperação muito fortes entre as três regiões insulares da União Europeia - Açores, Madeira e Canárias - e o Estado soberano de Cabo Verde”.

A conferência internacional ‘online’, ao abrigo do projeto Integra, teve como mote o tema “O impacto dos transportes no desenvolvimento sustentável da Macaronésia”, e contou com cerca de duas centenas de participantes das diversas regiões da Macaronésia. O evento foi moderado por Francisco Furtado, especialista e analista do Fórum Internacional do Transporte (FIT), organização que integra a OCDE.

Para o Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos E. Pacheco Amaral, “hoje, como ontem, como há meio século atrás, são os transportes, e as comunicações, que poderão viabilizar estes exercícios de continuada senda do progresso” das comunidades.

“É necessário o reconhecimento da realidade objetiva que é a nossa e das exigências que nos coloca, para a superação das quais se torna necessária a garantia de uma rede de transportes capaz de assegurar a dupla mobilidade e a dupla integração de pessoas e bens: no seio de cada um de nós, no caso dos Açores, entre as nove ilhas do Arquipélago, e com os mundos por onde os nossos interesses se projetam”, afirmou ainda Carlos E. Pacheco Amaral.  

Participaram, ao longo dos dois dias, oradores dos Açores e da Madeira, como também das Canárias e Cabo Verde, num momento que permitiu “a partilha de visões das quatro regiões ao nível dos transportes terrestres, marítimos e aéreos e cimentarem-se os alicerces para uma futura estratégia conjunta destas regiões no potenciar do seu desenvolvimento económico, social e cultural”, resumiu Pedro de Faria e Castro.

O Projeto Integra (Programa de Integração de Mercados e Desenvolvimento Económico e Social Regional da Macaronésia) insere-se no Programa de Cooperação Territorial Interreg Mac 2014-2020.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar