30 de Março 2021 - Publicado há 1121 dias, 15 horas e 17 minutos
Educação dos Açores com Orçamento de 21,6 milhões de euros em 2021
location Horta

Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais

A Secretária Regional da Educação afirmou hoje que o Plano e Orçamento da Região irá ter mais de 21,6 milhões de euros destinados ao setor.

Sofia Ribeiro falava na comissão parlamentar dos Assuntos Sociais, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta, no âmbito das audições do Plano e Orçamento da Região para 2021.

A titular da pasta da Educação começou por explicar que a maior fatia do orçamento vai para o apoio social dos alunos da Região: “43% do nosso Orçamento é direcionado à Ação Social Escolar e, com este investimento, conseguimos dar apoio a mais de 21 mil alunos da nossa região”, referiu.

“Do universo escolar, mais de 60% dos nossos alunos vêm de famílias que carecem de apoio social, o que justifica esta grande percentagem do nosso Plano esteja precisamente alocado ao apoio social”, acrescentou.

Sofia Ribeiro afirmou ainda existir uma dotação de 2,7 milhões de euros para as Escolas Digitais.

“O desafio que se coloca é o de prepararmos a escola para o Século XXI, com dotação de material informático e dotação de formação para o meio digital, quer para os professores, quer para os Encarregados de Educação”, assinalou a governante.

De acordo com a Secretária da Educação, o Orçamento contempla ainda 136 mil euros para projetos educativos: “No ano de 2020 a execução do governo anterior, precisamente nesta rubrica, foi de 5,4 mil euros”, advertiu.

Para o combate ao abandono escolar precoce e ao insucesso escolar, Sofia Ribeiro anuncia uma dotação no Orçamento de cerca de 300 mil euros: “Por comparação, o governo anterior executou zero euros no combate a este flagelo”, revelou.

Neste Governo, explicou a titular da pasta, a dotação das obras escolares é excluída do plano da Secretaria da Educação, passando a estar integrada nas obras públicas.

“Ao fazermos a comparação, reparamos que o grau de execução do plano do governo anterior está na ordem dos 55%”, salientou Sofia Ribeiro.

E concretizou: “Mesmo com todas as obras escolares inseridas no Plano, a execução em 2020 foi inferior a 23 milhões de euros e, para este ano, o nosso orçamento, sem contemplar as obras nas escolas, é superior a 21 milhões de euros”.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar