5 de Março 2021 - Publicado há 1141 dias, 6 horas e 28 minutos
Sofia Ribeiro anuncia Programa Especial Educativo para Rabo de Peixe
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais

A Secretária Regional da Educação anunciou a criação do Programa Especial de Acompanhamento Educativo para Rabo de Peixe, destinado a todos os alunos da Freguesia, a iniciar-se já na próxima quinta-feira, 11 de março.

“Este programa de apoio, e de participação naturalmente facultativa, funcionará em modo presencial e pretende complementar o Ensino à Distância”, esclareceu Sofia Ribeiro.

De acordo com a titular da pasta da Educação, “este projeto pretende constituir-se como um apoio extra ao trabalho e estudo dos nossos alunos, visando igualmente o seu acompanhamento emocional e o reforço propedêutico das normas sanitárias que devem ser tomadas por todos nós no combate a esta pandemia”.

“Contém, assim, não somente uma vertente pedagógica, como social e profilática”, frisou.

A governante explicou que “as atividades presenciais deste Programa decorrerão nos vários estabelecimentos de ensino da EBI de Rabo de Peixe e da Escola Profissional da Ribeira Grande, que se situam na Vila de Rabo de Peixe na zona exterior à cerca sanitária, bem como no Centro de Artes e Ofícios desta instituição de ensino, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande”.

“O Centro de Artes e Ofícios, situando-se no interior da cerca, acolherá todos os alunos que vivem nessa zona da freguesia, enquanto que os restantes alunos terão as suas atividades nos estabelecimentos de ensino em que estão inscritos”, referiu.

Sofia Ribeiro adiantou ainda que “serão constituídos pequenos grupos de alunos e todo o trabalho assentará no desfasamento de horários, de forma a garantir a segurança sanitária e o distanciamento físico”.

“Os professores que exercerão esta atividade no Centro de Artes e Ofícios deverão fazê-lo de forma voluntária, inscrevendo-se o trabalho no seu horário semanal, na respetiva componente letiva”, explicou.

“Apela-se ao elevado sentido cívico e de solidariedade de cada docente na forma empenhada como habitualmente dirige o seu trabalho aos seus alunos, tanto mais nesta situação muito particular em que, por motivos de contenção pandémica, os alunos do interior da cerca sanitária se têm encontrado especialmente confinados, merecendo uma atenção especial”, finalizou Sofia Ribeiro.

© Governo dos Açores

Partilhar