2 de Março 2021 - Publicado há 1150 dias, 16 horas e 39 minutos
Subsecretário da Presidência quer estreitar relações com a Representação da Comissão Europeia em Portugal
location Ponta Delgada

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência reuniu esta segunda-feira com a Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Alves, no sentido de se “estreitar relações e promover futuras parcerias” entre ambas as entidades.

Pedro de Faria e Castro considera que “os Açores vivem uma dupla insularidade, e uma relação de parceria ativa assente em futuras colaborações com a Representação da Comissão Europeia em Portugal torna-se fundamental para a promoção da UE e da sua ação junto das nove ilhas”, afirmou. 

Nesse sentido, destacou a importância da Europe Direct Açores, sediada na ilha Terceira, que caracteriza como sendo um “parceiro estratégico conhecido pelos açorianos das nove ilhas”.

O titular da pasta dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa do Governo dos Açores aproveitou a ocasião para referir a importância da Conferência sobre o Futuro da Europa, tendo manifestado disponibilidade para os Açores terem uma “uma participação ativa” na futura organização que deverá abranger “sociedade civil, instituições, organismos governamentais e o próprio Parlamento regional”.

A Conferência sobre o Futuro da Europa – um projeto anunciado pela Presidente da Comissão Europeia - pretende dar mais voz aos europeus relativamente à ação da União Europeia, estando previsto o seu lançamento no Dia da Europa, assinalado a 9 de maio.

© Governo dos Açores | Foto: SSRP

Partilhar