23 de Fevereiro 2021 - Publicado há 1129 dias, 15 horas e 8 minutos
Governo Regional restringe cerca sanitária em Rabo de Peixe
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Diretor Regional da Saúde anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que Governo Regional vai proceder à redefinição do perímetro da cerca sanitária na vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.

Tendo em conta a vigência do estado de emergência até dia 01 de março de 2021, bem como a evolução favorável da pandemia na Região Autónoma dos Açores e após o aconselhamento da Comissão Especial de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia, Berto Cabral anunciou a redefinição da cerca na vila de Rabo de Peixe com restrição do respetivo perímetro ao território a Norte da Rua da Praça e da Rua Nossa Senhora de Fátima, incluindo o Bairro situado nas ruas Francisco Andrade e Afonso Maria Tavares.

Berto Cabral que falava em conferência de imprensa, frisou que “o território da vila de Rabo de Peixe, que não esteja integrado na cerca, fica sujeito várias condicionantes”.

Assim, àquela vila piscatória de S. Miguel, é aplicado o regime previsto para os concelhos de alto risco, com o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino localizados na freguesia, mantendo-se nos mesmos o ensino a distância, bem como o encerramento de todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, exceto para serviço de entrega ao domicílio.

“Todos os eventos de natureza cultural ou de convívio social alargado estão também cancelados”, evidenciou o Diretor Regional.

Por outro lado, adiantou, “considerando as consequências possíveis da alteração do perímetro da cerca, nomeadamente em decorrência da circulação sem restrições, o nível de risco de todo o concelho da Ribeira Grande passa a ser considerado de médio risco, de forma a acautelar qualquer risco de propagação da doença”.

O Diretor Regional da Saúde revelou, ainda, que a partir da próxima semana, os alunos que frequentem escolas fora da cerca ou que estejam a funcionar em ensino presencial podem circular.

Nesse sentido, Berto Cabral anunciou igualmente “que a partir de quinta-feira vai ter início a testagem de todos os estudantes residentes na vila de Rabo de Peixe por RT-PCR, à semelhança do que já está a ser feito com o pessoal docente e não docente de todas as escolas de São Miguel”.

Para o Diretor Regional da Saúde “o nosso propósito não é restringir direitos nem dificultar a vida às pessoas, mas, apenas, salvaguardar a saúde pública, como felizmente temos conseguido”.

© Governo dos Açores

Partilhar