27 de Janeiro 2021 - Publicado há 1185 dias, 2 horas e 15 minutos
Vice-Presidência do Governo implementa Equipas de Prontidão em São Miguel e na Terceira
location Angra do Heroísmo

Vice-Presidência do Governo Regional

O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência do Governo, procedeu à implementação de Equipas de Prontidão para apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias com respostas de apoio a pessoas idosas e pessoas dependentes, uma sediada na ilha de São Miguel e outra na ilha Terceira, em virtude do nível de transmissão comunitária nestas ilhas.

Esta medida, que consta da Resolução do Conselho de Governo n.º 245 de 25 de setembro de 2020, só agora foi concretizada através de acordos celebrados entre a Vice-Presidência do Governo e a Secretaria Regional da Saúde e Desporto com as instituições que desenvolvem as respostas sociais de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) em São Miguel e na Terceira.

Estas equipas, compostas por pessoal médico, profissionais da área de enfermagem, de psicologia e por trabalhadores auxiliares de apoio aos idosos, estão preparadas para atuar e suprir, de imediato, uma eventual carência de recursos humanos decorrente de um cenário de surto de SARS-CoV-2 que se venha a verificar em qualquer resposta social de acolhimento de pessoas idosas ou pessoas dependentes, independentemente das instituições sociais terem subscrito os acordos celebrados.

A Equipa de Prontidão da ilha de São Miguel é constituída por um total de dez elementos, enquanto a Equipa de Prontidão da ilha Terceira é composta por sete elementos. O orçamento global destinado a estas Equipas é de 130.900,00 €.

Os acordos agora celebrados têm a duração de seis meses, podendo, consoante a necessidade e a evolução da situação epidemiológica na Região, serem prorrogados.

Com esta medida, assume Artur Lima, o Governo dos Açores atua com prevenção, garantindo que, em situações de emergência sanitária, os serviços promovidos pelas estruturas residenciais para as pessoas idosas e pessoas dependentes serão sempre assegurados aos seus utentes.

Para o Vice-Presidente do Governo, esta medida prossegue os compromissos assumidos pelo Governo dos Açores, no que concerne à solidariedade para com as instituições do setor social que têm estado na linha da frente no apoio aos grupos da população açoriana de maior vulnerabilidade.

© Governo dos Açores

Partilhar