10 de Dezembro 2020 - Publicado há 1232 dias, 3 horas e 14 minutos
Fajãs de São Jorge distinguidas no Prémio Nacional da Paisagem de 2020
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

As Fajãs de São Jorge foram distinguidas com uma menção honrosa no Prémio Nacional da Paisagem de 2020, no contexto da 3.ª Conferência Nacional de Arquitetura e Paisagem, que se realizou na passada quarta-feira.

A candidatura foi promovida pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional do Ambiente, tendo sido uma das quatro premiadas entre 25 projetos de todo o país.

O projeto em questão, que é uma iniciativa do Ministério do Ambiente, visa a divulgação das boas práticas territoriais que promovam a qualidade da paisagem e aumentem a consciência cívica sobre o valor cultural da mesma.

O galardão rege-se por critérios que destacam o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial, a valorização do território através da paisagem e da sua gestão e a forma como as ações são geradoras de identidade e de qualidade de vida.

As Fajãs de São Jorge são um palco privilegiado da implementação das políticas de ordenamento do território, de paisagem e de conservação da natureza, assim como para a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, a salvaguarda dos valores naturais, paisagísticos e culturais nas fajãs foram essenciais para que os Açores fossem distinguidos pela qualidade dos seus recursos e pelas políticas públicas levadas a cabo.

Recorde-se que as Fajãs de São Jorge integram, desde 2016, a lista restrita das Reservas Mundiais da Biosfera da UNESCO.

© GaCS/BP

Partilhar