20 de Fevereiro 2026 - Publicado há 10 horas e 54 minutos
Governo dos Açores vai formalizar protocolo com a Universidade dos Açores para impulsionar setor aeroespacial
location Ponta Delgada

Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, vai formalizar um protocolo de cooperação alargada com a Universidade dos Açores sobre matérias referentes ao setor aeroespacial, que tem na ilha de Santa Maria particular relevo.

A parceria estratégica terá por objetivo apoiar a formação de recursos humanos qualificados para o setor aeroespacial, foi hoje acordado em reunião tida no polo de Ponta Delgada da Universidade dos Açores – no encontro com a Reitora, Susana Mira Leal, esteve presente o Secretário Regional da tutela, Paulo Estêvão, bem como o coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço), André Craveiro.

No âmbito do “desenvolvimento acelerado do ecossistema espacial regional”, o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades enaltece Agência Espacial Europeia (ESA) o futuro Centro Tecnológico Espacial a implementar em Santa Maria.

“Este projeto estruturante representa um investimento global de 15 milhões de euros, contando com uma aposta de três milhões de euros por parte do executivo açoriano”, vinca.

Para sustentar o crescimento no setor e dar resposta ao interesse crescente de empresas e consórcios nacionais e internacionais, o Governo Regional vai apoiar os esforços da Universidade dos Açores na captação de especialistas nas áreas de tecnologia e investigação espacial.

“Precisamos de quadros e recursos humanos qualificados. Não conseguimos desenvolver o setor espacial só com infraestruturas”, sublinha Paulo Estêvão.

Assumindo um compromisso de total transparência em todas as etapas do processo de afirmação do setor espacial, o Governo dos Açores garante que a segurança da população de Santa Maria é a prioridade absoluta em todo esse processo, valorizando a parceria com amplas entidades, designadamente com a autarquia de Vila do Porto.

O executivo açoriano assegura que “todas as fases do projeto serão rigorosamente fiscalizadas pelas entidades competentes e que não ocorrerá qualquer lançamento sem a devida autorização do Estado”, declarou o governante.

Para detalhar a dimensão do projeto e explicar os seus mecanismos de segurança, o Governo dos Açores vai promover reuniões públicas de esclarecimento “nos próximos meses” junto dos marienses.

“Nada será feito sem o apoio da população, será feito com as pessoas para criar mais riqueza nos Açores”, garante o governante.

No encontro tido com a Reitora da Universidade dos Açores abordou-se também a preparação das comemorações dos 600 anos da descoberta dos Açores, que se assinalam em 2027.

A Universidade dos Açores será uma peça fundamental no êxito deste projeto, contribuindo com a sua investigação e profundo conhecimento histórico, entre amplas outras matérias a abordar nos próximos meses.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAPC

Partilhar