20 de Fevereiro 2026 - Publicado há 13 horas e 20 minutos
Governo dos Açores renova programa “Novos Idosos” para 2026 com investimento regional de 5,53 milhões de euros
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social

Foi aprovada na quinta-feira, em reunião do Conselho do Governo, a renovação do programa “Novos Idosos” para o ano de 2026, assegurando a continuidade desta resposta social inovadora com um investimento de 5,53 milhões de euros do Orçamento da Região Autónoma dos Açores (ORAA).

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, afirma que esta renovação “garante a continuidade de uma resposta que tem transformado a vida de centenas de idosos açorianos, permitindo-lhes um envelhecimento ativo e saudável no seu lar, com o apoio especializado de que necessitam”.

Criado em 2022, no primeiro governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa “Novos Idosos” tem permitido desenvolver um modelo de cuidados domiciliários personalizado, assente no conceito de ‘ageing in place’, que já demonstrou resultados altamente positivos e cientificamente validados.

Desde o início do projeto-piloto, 545 idosos já beneficiaram desta resposta, estando atualmente integrados 404 Novos Idosos, apoiados por cerca de 526 cuidadores domiciliários e 40 técnicos superiores especializados.

A avaliação externa realizada pela APLIXAR confirmou, entre outras questões, que 73,8% dos cuidadores reduziram o nível de sobrecarga, 60,3% dos idosos melhoraram funções cognitivas, 57,7% aumentaram a qualidade de vida, 82,5% sentem-se menos tristes, 80,6% menos sozinhos e 41,2% afirmam que, sem o Programa, seria provável estarem institucionalizados.

Segundo Mónica Seidi, “os resultados alcançados são inequívocos: melhoria da qualidade de vida, maior autonomia, redução da solidão e da ansiedade, diminuição da sobrecarga dos cuidadores informais e prevenção da institucionalização”.

O programa, que atualmente abrange 16 concelhos e disponibiliza 465 vagas, tem também um impacto significativo na empregabilidade regional, com mais de 400 postos de trabalho criados, contribuindo para a fixação de profissionais qualificados, sobretudo em ilhas de menor dimensão.

A Secretária Regional destaca ainda o papel essencial das Equipas Técnicas Locais e das instituições parceiras do setor social: “Este é um programa que se faz em proximidade, com equipas multidisciplinares altamente qualificadas e com o envolvimento das comunidades. É uma resposta que transforma vidas e reforça a coesão social”.

A implementação do programa até outubro de 2026 é financiada pelo PRR, no montante global de 14,6 milhões de euros. A renovação agora aprovada assegura a continuidade até dezembro de 2026, com o financiamento do último trimestre do ano a ser assegurado pelo ORAA, num total de 5,53 milhões de euros.

“Os Açores estão a afirmar-se como referência nacional na promoção do envelhecimento digno e seguro no domicílio. A renovação do Programa ‘Novos Idosos’ é um passo decisivo para consolidar esta resposta como política pública estruturada e sustentável”, conclui Mónica Seidi.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar