Artur Lima destaca relevância dos Açores para a segurança e conectividade digital da União Europeia
Vice-Presidência do Governo Regional
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, participou hoje, em Bruxelas, no High-Level Outermost Regions Forum, uma iniciativa da Comissão Europeia que reuniu representantes das instituições europeias, Estados-membros e Regiões Ultraperiféricas (RUP).
O Vice-Presidente do Governo principiou por referir que são as RUP que “dão dimensão marítima à União Europeia”.
Estas regiões “dão valor à geografia, à conectividade e à segurança”, destacou.
“A Europa aposta muito na ferrovia”, lembrou Artur Lima, salientando, no entanto, que as RUP têm “duas ferrovias: o mar e o ar”, realidade que evidencia a importância de “existir um apoio específico para os transportes aéreos e marítimos” para estas regiões, bem como “uma isenção de determinadas penalizações que haja ou possa vir a haver”.
Para além da conectividade aérea e marítima, o governante relevou a importância dos Açores para a conectividade digital da Europa, destacando a amarrações futura dos dois cabos submarinos da Google, o NUVEM e SOL, no arquipélago.
Para o Vice-Presidente do Governo, estes dois cabos transatlânticos demonstram a relevância da Região para a segurança da Europa.
“Os Açores foram fundamentais para dar 70 anos de paz à Europa e ao mundo, através da ilha Terceira e da Base das Lajes”, enfatizou.
“Foram importantes no passado, são importantes no presente e serão importantes no futuro para manter a segurança e a soberania europeias”, sublinhou Artur Lima.
O High-Level Outermost Regions Forum reuniu instituições europeias, Estados-membros e as nove RUP da União para debater os principais desafios que a UE deve priorizar, com vista a acelerar o desenvolvimento socioeconómico destas regiões. Durante o evento, foram também discutidas questões como a necessidade de uma aplicação mais eficaz e consistente do artigo 349.º do TFUE e o reforço da coordenação entre políticas europeias, nacionais e regionais.