Resultados das provas finais de 9.º ano comprovam convergência dos Açores com média nacional
Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto
Os resultados das provas finais de 9.º ano revelam uma tendência consistente de convergência da média regional dos Açores com a média nacional a Português e a Matemática. Inclusivamente, a Matemática, os Açores tiveram o melhor resultado desde 2012.
No caso de Matemática, a Região aumenta pelo quarto ano consecutivo a sua média regional, passado de 35,7% em 2022 para 45,5% em 2025 e no caso do Português passa de 49,4% em 2022 para 55% em 2025, quando a média nacional a Português se situa atualmente em 58% e a Matemática em 51,8%.
Em causa estão resultados que espelham uma evolução positiva, que é fruto do investimento na Educação nos Açores e que já tinha encontrado paralelo nos resultados dos alunos dos Açores obtidos em estudos internacionais, como é o caso do TIMMs.
No caso das provas ModA, sendo a primeira vez que são aplicadas a nível nacional, a Região não tem termo comparativo com anos anteriores. Ainda que os Açores apresentem resultados abaixo das médias nacionais a Português e a Matemática, destaca-se esta última com maior diferenciação em relação à média nacional ( menos cinco pontos percentuais no 4.º ano e menos 3,9 pontos percentuais no 6.º ano). Com média positiva encontra-se a disciplina de Inglês no 4.º ano com 54,8%.
Ainda nas provas ModA destaque também para as dimensões compreensão e produção de texto com resultados regionais muito próximos das médias nacionais e para alguns concelhos dos Açores, nomeadamente Calheta, Lajes do Pico, Santa Cruz das Flores e Corvo, com resultados em linha com as médias nacionais.
Na sequência da receção dos relatórios de escola da avaliação externa das aprendizagens, a Direção Regional de Educação e Administração Educativa vai solicitar a cada escola a análise destes resultados, bem como a definição de estratégias, que serão posteriormente analisadas no âmbito do Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional.
Recorde-se que a Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto tem promovido uma série de projetos para o 1.º ciclo do ensino básico com vista a intervenção precoce na promoção do sucesso, nomeadamente o desenvolvimento do programa “AaZ – Ler Melhor, Saber Mais” e do “Pensamento Computacional”.