Berta Cabral congratula-se com ligação direta da Austrian Airlines entre Viena e Ponta Delgada em 2026
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas congratulou-se hoje com o anúncio da ligação direta da Austrian Airlines entre Viena e Ponta Delgada já a partir de junho do próximo ano.
A Austrian Airlines vai inaugurar a nova rota a 30 de junho, mantendo as operações até 8 de setembro de 2026, sendo os voos operados uma vez por semana, ligando Ponta Delgada à capital austríaca.
Segundo Berta Cabral, a partir da próxima época alta serão cerca de meia dezena as companhias aéreas a voar de e para a Região, o que é “um sinal claro de que os Açores são, indiscutivelmente, um destino de eleição”.
E prosseguiu: “o crescimento do setor nos últimos anos deve-se, sobretudo, à natureza, à sustentabilidade e à autenticidade de cada uma das nove ilhas do arquipélago. Teremos cerca de 15 companhias aéreas a operar para os Açores, na próxima época alta, ligando a Região a vários mercados emissores nacionais e internacionais”.
“O aumento da conectividade internacional é uma aposta ganha, que continuaremos a incrementar. Pretendemos, igualmente, promover o alargamento dos períodos das operações aéreas, visando a mitigação da sazonalidade turística e tirando também partido da operação interilhas da SATA Air Açores. O nosso objetivo é ter turismo todo o ano em todas as ilhas”, acrescentou.
“A nossa Natureza, em terra e no mar, mas também a nossa Natureza Humana permitem-nos criar e disponibilizar um produto diferenciado. Em cada uma das nossas nove ilhas, há imensas experiências para descobrir e desfrutar, cada qual com especificidades de cada ilha”, prossegue.
A Secretária Regional recorda, entretanto, que o crescimento do volume de receitas é superior ao crescimento do número de dormidas: “estamos a crescer mais em valor e qualidade do que em quantidade. Esse é um indicador de sustentabilidade do destino”.
Este setor é, aliás, como adiantou a governante, “um dos mais relevantes da economia regional, com capacidade para alavancar todos os outros de forma transversal, contribuindo para mais de mil milhões de euros de riqueza criada nas nove ilhas, o que representa cerca de 20% do VAB regional, 17% do PIB e 17% do emprego”.
“O sucesso e o crescimento do turismo nos Açores continuam a evoluir de forma sustentável, verificando-se que o crescimento das dormidas é permanentemente superado pelo crescimento registado nas receitas e é isso que cria valor”, frisou.
Berta Cabral referiu, ainda, que o Governo dos Açores “continua a trabalhar para reduzir a sazonalidade e criar condições para que as companhias aéreas vão alargando progressivamente as suas operações para as épocas média e baixa”.