Sofia Ribeiro diz que investimento na Cultura tem de trazer retorno para a comunidade
Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, destacou que os apoios e o investimento no setor da cultura têm de “trazer retorno para a comunidade” e não podem ser focados apenas na “promoção de eventos”.
“Muito mais do que fazer investimento em eventos culturais temos de apostar em dinâmicas culturais que envolvam a comunidade, que tenham intercomunicação e que tenham uma fortíssima componente de formação, criando novos públicos”, frisou.
A governante falava no sábado na cerimónia de assinatura do protocolo de financiamento à Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura (PDL26), no Auditório Luís de Camões, em Ponta Delgada.
Sofia Ribeiro frisou ainda que os investimentos na cultura devem privilegiar “dinâmicas continuadas, o trabalho em rede e não isolado”.
De acordo com a titular das pastas da Educação e da Cultura, é necessário que os
os alunos da Região tenham “conhecimento das várias realidades culturais desde muito cedo” e, para isso, o Governo dos Açores colocou “o foco das políticas educativas direcionado para o primeiro ciclo, para a educação pré-escolar, e até para o nível da creche”.
“Através da alteração dos horários dos professores do primeiro ciclo, forçámos a entrada de outros profissionais, como professores de educação física, de educação visual e de educação musical, a terem uma componente curricular de trabalho diário com os alunos”, explicou.
Sofia Ribeiro recordou que o ensino artístico lecionado a alunos do primeiro ciclo foi alargado, nos últimos dois anos, a mais duas escolas da Região, na ilha de São Jorge.
“O foco do ensino das artes foi um pilar da nossa atuação governativa e estou certa de que de entre em breve poderemos tirar os proveitos disso”, concluiu.