14 de Outubro 2025 - Publicado há 9 horas e 6 minutos
José Manuel Bolieiro preside a assinatura da obra de 49,8 milhões de euros no Porto de São Roque do Pico
location São Roque do Pico

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da Empreitada de Construção da Proteção Costeira da Baía do Porto de São Roque do Pico. A obra, promovida pela Portos dos Açores, representa um investimento global de cerca de 49,8 milhões de euros e tem como principal objetivo reforçar a segurança de pessoas e bens face à forte agitação marítima que afeta a costa norte da ilha do Pico.

Adjudicada à empresa Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A., a empreitada tem um prazo de execução de 36 meses. O projeto prevê a construção de um molhe destacado de 395 metros, estruturado em enrocamento e blocos pré-fabricados, um muro cortina em betão com cota máxima de nove metros, dragagens, um cais de serviço e sinalização marítima. Trata-se de uma intervenção integrada na estratégia regional de proteção costeira, que pretende garantir a resiliência das infraestruturas e a salvaguarda das zonas urbanas adjacentes.

José Manuel Bolieiro fez questão de sublinhar que o Governo dos Açores decidiu não promover este ato antes do recente sufrágio autárquico, destacando o sentido de responsabilidade institucional que orienta a ação governativa.

“Não estamos a fazer deste momento um cumprimento de compromissos eleitorais, mas uma afirmação de visão estratégica. Investimos com espírito de missão e com inteligência nos nossos municípios, nas nossas ilhas, nos Açores”, afirmou.

O líder do executivo açoriano lembrou que este investimento responde aos desafios colocados pelas alterações climáticas e à necessidade de reforçar a proteção das comunidades costeiras.

“Os fenómenos extremos com que nos confrontamos exigem uma especial sensibilidade. Esta obra tem a ver com responsabilidade política e de geração, pois protege a população e valoriza o território”, acrescentou.

Sublinhando o carácter simbólico e estratégico da intervenção, José Manuel Bolieiro afirmou ainda que “esta obra corresponde a um sonho antigo da população de São Roque do Pico, mas também a uma afirmação de responsabilidade intergeracional, de quem quer deixar futuro e segurança às próximas gerações”.

O projeto foi desenvolvido pelo consórcio WW – Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, S.A. / MSW – Estudos e Projetos de Obras Marítimas, Lda., estando o procedimento para a fiscalização previsto para ser lançado ainda esta semana.

Na cerimónia estiveram presentes o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, o Presidente do Conselho de Ilha, Rui Matos, a Presidente da Portos dos Açores, Sancha Costa Santos, e o Presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Pico, Luís Ávila, entre outras entidades locais e regionais.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar