Mais de 870 alunos ingressam nas Escolas Profissionais dos Açores
Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego
Estão a iniciar o novo ano letivo 2025/2026 nas Escolas Profissionais dos Açores um total de 873 novos formandos, integrados em 51 novos cursos profissionais de nível IV, adiantou hoje a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Segundo Maria João Carreiro, são mais 139 novos formandos em relação ao número total de jovens [734] que ingressaram numa Escola Profissional no ano letivo 2020/2021 e mais 13 novos cursos em relação ao número total de cursos aprovados [38] naquele mesmo ano letivo, que coincide com o início da governação da coligação PSD/CDS-PP/PPM.
Durante a visita, hoje, à Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (EPCCIPD), em São Miguel, para assinalar o início do ano formativo nas Escolas Profissionais da Região, a governante destacou os bons resultados, apesar de neste ano letivo ter sido registado um decréscimo de mais de mil alunos nas escolas do Ensino Público.
“O Ensino Profissional nas Escolas Profissionais gera hoje mais confiança entre os jovens, pais e encarregados de educação, o que leva a uma maior mobilização e adesão”, notou.
Entre as áreas de formação com mais matrículas estão Hotelaria e Restauração, Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Turismo e Lazer, Produção Agrícola e Animal e Saúde, nas quais estão matriculados 54% dos formandos que agora iniciam o seu ciclo formativo.
Maria João Carreiro enalteceu, por isso, o esforço das escolas para alinhar a sua oferta formativa com o interesse dos jovens e as necessidades das empresas, frisando que “temos hoje mais oferta e mais matrículas nas áreas que criam emprego na Região”.
Para a Secretária Regional, “a crescente valorização dos benefícios de uma via de ensino profissionalizante centrada na capacitação e no sucesso dos formandos leva-nos a encarar com otimismo o presente e o futuro do Ensino Profissional nos Açores”, no qual foram investidos 2,9 milhões de euros através do PRR para modernização dos equipamentos.
Nesse sentido, a governante reafirmou o compromisso do Executivo açoriano de “maximizar as conquistas dos últimos quatro anos”, enquadradas na Agenda Regional para a Qualificação Profissional, “tornando ainda mais claras junto dos jovens e empresas as vantagens desta via de ensino” que confere certificação académica e profissional.
“As Escolas Profissionais têm associada uma imagem de qualidade da oferta e de valorização dos percursos formativos dos jovens que nos interessa potenciar”, notou, para enaltecer a edição deste ano da campanha “A Tua Primeira Escolha” que teve como protagonistas os formandos medalhados no Skills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões em 2024, no qual a Região conquistou 18 medalhas, das quais sete de ouro.
Neste início de ano letivo, a Secretária Regional desafiou os formandos e formadores das Escolas Profissionais a aderirem a programas como o MOOV – Programa de Mobilidade, Ocupação e Orientação Vocacional ou Academia Empreendedora – Escola de Líderes, pelas oportunidades de valorização pessoal e curricular que oferecem aos participantes.
A titular da pasta da Qualificação Profissional apelou, ainda, a uma participação expressiva e empenhada das Escolas Profissionais no Campeonato Regional das Profissões, no próximo ano, e que constitui a fase de apuramento para o Skills Portugal.
Na visita à EPCCIPD, Maria João Carreiro esteve acompanhada pelo Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Renato Medeiros, e foi recebida pelo Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Gualter Couto, pelas Vice-Presidentes, Paula Stone e Sandra Moniz, e pelo Diretor-Geral da EPCCIPD, Francisco Gil.
A EPCCIPD abriu este ano dois novos cursos de nível IV: Técnico/a de Apoio à Gestão e Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural, nos quais estão integrados 48 novos formandos, que se juntam aos cursos de Técnico/a de Agência de Viagens e Técnico/a de Comunicação Digital, de 2.º ano, e o curso de Técnico/a de Vendas, de 3.º ano.
A formação à medida das necessidades das empresas associadas da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a internacionalização da sua oferta formativa têm sido uma aposta da EPCCIPD, que conta com um recorde de formandos, 90, no total, sendo, por isso, uma referência no sistema de ensino e formação profissional nos Açores.