2 de Outubro 2025 - Publicado há 2 dias, 19 horas e 19 minutos
Açores afirmam-se como ‘hub’ atlântico para tecnologias espaciais, afirma Berta Cabral
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou hoje, na sessão de abertura do 4.º Simpósio Europeu da NEREUS (Network of European Regions Using Space Technologies), o papel dos Açores como “laboratório vivo do Atlântico” e como plataforma privilegiada para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias espaciais ao serviço da Europa.

A governante, que falava em representação do Presidente do Governo, sublinhou que a posição geoestratégica do arquipélago “é mais do que geografia, é missão”, e, nesse sentido, recordou que os Açores foram pioneiros na criação da Estrutura de Missão para o Espaço e são cofundadores da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, com sede na ilha de Santa Maria, e que já assumiram uma estratégia regional para o setor.

“A nossa visão é clara: queremos ser não apenas utilizadores, mas cocriadores de soluções baseadas em tecnologia espacial. Os Açores ambicionam consolidar-se como ‘hub’ atlântico de dados, operações e talento, ao serviço das pessoas e da sustentabilidade”, afirmou.

A Secretária Regional reforçou ainda que a Estratégia dos Açores para o Espaço contempla áreas que vão desde aplicações ‘downstream’, ensaios tecnológicos e redes in situ, até ao acesso ao espaço, à investigação científica e à promoção da cultura científica junto da população.

Inspirando-se no tema central do simpósio, Berta Cabral destacou que a aposta açoriana na investigação e inovação espaciais se traduz em contributos concretos para três áreas críticas: a Proteção Civil, através de sistemas de monitorização e resposta rápida a catástrofes naturais; a Economia Azul, promovendo a gestão sustentável dos recursos marinhos; e a Defesa e Segurança, reforçando a vigilância e a capacidade de resposta em cenários de risco.

Neste âmbito, a titular da pasta do turismo, reconheceu ainda que “as regiões têm um papel insubstituível porque conhecem o terreno, sabem mobilizar atores e testar soluções à escala certa. Os Açores são um exemplo disso mesmo”, asseverou.

A Secretária Regional fez ainda questão de salientar que a aposta no espaço está alinhada com a visão global de sustentabilidade da Região Autónoma dos Açores, certificada como “Sustainable Tourism Destination” pelo sistema EarthCheck e distinguida nos World Travel Awards como Europe’s Leading Adventure Tourism Destination e World’s Leading Adventure Tourism Destination.

“Os Açores são exemplo de como turismo, a ciência e a tecnologia podem caminhar juntos, promovendo desenvolvimento económico e social sem comprometer o equilíbrio ambiental”, sublinhou.

A terminar, Berta Cabral deixou um apelo à ação conjunta: “Juntos, podemos transformar os desafios regionais em oportunidades, utilizando as tecnologias espaciais para construir um futuro mais seguro, próspero e sustentável para as nossas comunidades”.

Os Açores organizam entre hoje e sexta-feira a quarta edição do Simpósio Europeu das Regiões NEREUS, oportunidade para promover discussões frutíferas e inspiradoras para o alavancar de um setor espacial europeu mais forte e robusto.

Como membro fundador da NEREUS e parte ativa do seu conselho de administração, os Açores reafirmam o seu compromisso com a missão desta rede: promover o uso das tecnologias espaciais ao serviço das regiões europeias, incentivando a inovação, a sustentabilidade e a cooperação inter-regional.

O evento reúne em São Miguel um total de 15 regiões membros da NEREUS, reforçando o papel destas como agentes de mudança, promovendo soluções inovadoras baseadas em dados e tecnologias espaciais.

Recorde-se que o Governo dos Açores está determinado a consolidar o papel da Região como ‘hub’ atlântico para o setor espacial, contribuindo para uma Europa mais resiliente, sustentável e inovadora.

A localização geográfica única e as condições naturais excecionais permitem à Região oferecer vantagens em várias áreas das atividades espaciais, como a monitorização de satélites, a observação da Terra e o acesso ao espaço.

A NEREUS pretende alcançar, entre outros, objetivos como o envolvimento em programas da União Europeia de forma a responder às necessidades dos utilizadores finais da tecnologia, o incrementar da participação do cidadão na política espacial europeia e aumentar o potencial de exploração das tecnologias espaciais de forma a sustentar o crescimento económico das Regiões.

© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

Partilhar