Centro de Oncologia dos Açores integrou reunião europeia que analisou avanços no campo oncológico
Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social
O Centro de Oncologia dos Açores participou, na passada semana, na reunião de arranque da CancerWatch Joint Action, iniciativa comunitária criada com o objetivo de melhorar a qualidade, a atualidade e a comparabilidade dos dados sobre o cancro em toda a Europa.
A instituição açoriana participou na reunião de arranque deste importante projeto, que teve lugar em Oslo, na Noruega.
O projeto irá permitir relevantes avanços na definição da informação sobre incidência, prevalência, sobrevivência e mortalidade de uma forma integrada, automatizada e atempada, e permitirá também comparar e reduzir iniquidades entre os diversos países.
O seu objeto está em linha com as prioridades definidas no Programa Regional de Combate às Doenças Oncológicas, nomeadamente a garantia de informação epidemiológica atualizada ao nível do registo oncológico que permita uma adequada monitorização, planeamento e avaliação de resultados e disponibilização de informação e dados.
Estes dados serão transmitidos à investigação epidemiológica e potenciarão o incremento de parcerias com a academia, comunidade e indústria na realização de trabalhos de avaliação e investigação, bem como a monitorização dos indicadores globais do estado de saúde relacionados com doenças oncológicas.