No Dia Mundial do Turismo, Berta Cabral enaltece contributo do setor para concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas
O Dia Mundial do Turismo 2025, celebrado oficialmente a 27 de setembro, tem este ano como lema “Turismo e Transformação Sustentável”, escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para enaltecer o papel do turismo como agente de mudança positiva, com foco na sustentabilidade ambiental, inclusão social e inovação.
Assinalando simbolicamente esta data, instituída pela ONU com o objetivo de sensibilizar para a importância do turismo enquanto motor de desenvolvimento económico, social, cultural e político à escala global, a Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, sublinha o contributo essencial do setor para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Açores.
Berta Cabral lembra que este é o primeiro Dia Mundial do Turismo em que se comemora nos Açores desde a obtenção do Nível Ouro na certificação como “Destino Sustentável”, pela Earth Check.
“Os Açores são o primeiro arquipélago do mundo com este nível de certificação, alcançado no final de 2024. Além disso, o sucesso e o crescimento do turismo nos Açores continuam a evoluir de forma saudável e sustentável, verificando-se que o expressivo crescimento das dormidas é permanentemente superado pelo crescimento registado nas receitas”, sublinha.
Segundo a governante, o turismo é, atualmente, “um dos setores mais relevantes da economia regional, com capacidade para alavancar todos os outros de forma transversal. O turismo já contribui para mais de 1.000 milhões de euros de riqueza criada nas nove ilhas, o que representa cerca de 20% do VAB regional, 17% do PIB e 17% do emprego”.
Berta Cabral recorda que, nos últimos dois anos, os Açores foram considerados como o Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo e da Europa, pelos World Travel Awards, entre vários outros prémios e galardões, o que “garante uma afirmação como um dos mais atrativos destinos a nível internacional”.
Reforçando que o grande objetivo do Governo dos Açores é “Turismo todo o ano em todas as ilhas”, Berta Cabral diz: “estamos a trabalhar para reduzir a sazonalidade e criar condições para que as companhias aéreas vão alargando progressivamente as suas operações para as épocas média e baixa”.
E prossegue: “Temos feito campanhas promocionais seletivas durante o Inverno, como foi apresentado em outubro do ano passado, e temos dado primazia a iniciativas e promoção e a eventos realizados em época baixa”.
Por outro lado, referiu, o Governo tem procurado potenciar a dispersão de fluxos turísticos por todas as ilhas, trabalhando e diversificando o produto, como as Rotas Açores, os Percursos Pedestres, o termalismo e a Agenda Azores What’s On.
Os Açores, como adianta a governante, “são essencialmente um destino de natureza e, neste sentido, há a destacar o reforço da aposta numa área tão importante como os percursos pedestres”.
“Atingimos em 2025, a marca de 100 trilhos oficialmente homologados na Rede Regional de Percursos Pedestres, reforçando a oferta de um dos produtos que mais contribui para colocar os Açores como destino de referência mundial em turismo de natureza sustentável”, referiu.
Trata-se de um marco que “representa não apenas uma celebração do trabalho desenvolvido, mas também o reforço do compromisso do Governo Regional e das autarquias locais com a valorização do território, a promoção de experiências turísticas de qualidade e a gestão responsável dos fluxos de visitantes”.
Todavia, sustenta, “este é um desafio permanente, que exige condições de segurança, conservação dos trilhos, ordenamento do território e sensibilização dos utilizadores”.
É por isso que a qualificação da Rede Regional de Percursos Pedestres é “um pilar fundamental da política regional para o turismo de natureza, que alia a autenticidade do destino à excelência da experiência. Caminhar nos Açores é descobrir, ao ritmo certo, a singularidade do seu património natural e cultural. Cada trilho é um convite à contemplação e ao respeito pelo tempo da natureza”.
Por outro lado, a Secretária Regional assinala que as decisões estruturais de investimento do Governo dos Açores procuram, também, responder a objetivos relevantes da ONU para o turismo sustentável.
Berta Cabral cita, nomeadamente, a promoção de formação de qualidade, valorizando a educação e o desenvolvimento de competências profissionais no setor, o que acontece no turismo acessível e nas Rotas Açores; o investimento em infraestruturas sustentáveis, com foco na descarbonização, transformação verde e resiliência climática, evidente na rede de trilhos, nas soluções de mobilidade, na infraestrutura viária e na produção de energia elétrica; e o incentivo à inovação, à adoção de tecnologia e ao empreendedorismo, reforçando a competitividade e a sustentabilidade da atividade turística, tal como se verifica com o novo projeto de monitorização inteligente de fluxos turísticos.
A governante sublinha também a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todo o ‘trade’ turístico, dirigindo uma palavra de congratulação pela evolução de excelência que tem sido feita nos Açores nos últimos anos.
“O trabalho conjunto e colaborativo tornou-nos num destino de eleição a nível mundial e uma referência para todos os que almejam a sustentabilidade”, conclui.