24 de Setembro 2025 - Publicado há 20 horas e 20 minutos
Nova formação para jornalistas sobre trabalho em cenários de catástrofe com inscrições abertas até final do mês
location Ponta Delgada

Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades

As inscrições para um segundo grupo de formação de jornalistas ao abrigo do “Plano para os Media Açorianos”, conjunto de respostas do Governo dos Açores para o setor, abrem hoje na página Internet do CENJOR - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, através do seguinte ‘link’: https://portal.cenjor.pt/courseaction/subscribe/2365.personal

Todos os jornalistas residentes nos Açores interessados – que podem também pertencer às empresas do setor público, designadamente RTP, Antena 1 e agência Lusa - terão de se registar na plataforma ‘online’ do CENJOR.

A atual formação, sobre cobertura jornalística de catástrofes, segue-se a uma formação na primeira metade do ano referente a jornalismo de economia – o primeiro grupo está neste momento a ter a ação de formação, enquanto as datas para o segundo grupo centrar-se-ão no período pós-eleições autárquicas.

Os formadores da formação – gratuita e certificada - são os jornalistas Catarina Canelas e Pedro Miguel Costa, e a mesma terá sessões virtuais a 21 e 28 de outubro e 4 e 11 de novembro, e presenciais a 7 e 8 de novembro.

A formação decorrerá em formato híbrido, com sessões ‘online’ e também presenciais, em Ponta Delgada, e os conteúdos foram definidos entre o CENJOR e a Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas, parceiro deste projeto.

Todos os esclarecimentos tidos por necessários podem ser transmitidos pelo CENJOR, através do email [email protected], ou pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades.

Na ação de formação será garantida a reserva de vagas para jornalistas de todas as ilhas, incluindo Flores e Corvo, ainda que só possuam correspondentes, e de profissionais de órgãos da diáspora açoriana. As viagens e alojamentos de jornalistas fora de São Miguel serão garantidas pelo Governo dos Açores.

O “Plano para os Media Açorianos” assenta em quatro eixos de intervenção: o Sistema de Incentivos aos Media (SIM); a compra de pacotes de publicidade institucional junto dos órgãos de comunicação social; a assinatura destes títulos, por aquisição da Região, para distribuição em escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS); e a formação de jornalistas dos Açores, em duas ações anuais, com conteúdos definidos entre o CENJOR e a Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAPC

Partilhar