21 de Setembro 2025 - Publicado há 3 dias, 10 horas e 17 minutos
José Manuel Bolieiro diz que participantes na iniciativa Astronauta por um Dia são “verdadeiros embaixadores” dos Açores
location Vila do Porto

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou hoje, em Santa Maria, a realização na Região da iniciativa Astronauta por um Dia, definindo as três dezenas de jovens participantes como, a partir de agora, “verdadeiros embaixadores dos Açores”.

A iniciativa, organização da Agência Espacial Portuguesa com apoio financeiro e logístico do Governo dos Açores, contou com uma representante açoriana, da ilha do Pico, e consistiu num voo de gravidade zero com 30 estudantes portugueses a viver a experiência única de flutuar como astronautas.

O domínio espacial, realçou José Manuel Bolieiro, é uma prioridade política da governação até porque “Portugal não é apenas o continente”, tendo nos Açores uma “projeção ocidental” com “muito valor no domínio espacial e marítimo, representando muitas oportunidades para o país e a Europa”.

“Quero juntar ao nosso orgulho histórico uma esperança ambiciosa de compreendermos a dimensão que Portugal pode aportar com ciência e investigação na nossa componente marítima e espacial”, prosseguiu o Presidente do Governo.

E concretizou, dirigindo-se aos jovens presentes na sessão: “Falem, quando regressarem às vossas casas, como portugueses ambiciosos. Portugal, com o vosso talento, tem muito mais futuro do que história”.

Ao longo dos três dias do evento, que decorreu nos Açores pela primeira vez, depois de três anos em Beja, os jovens estiveram envolvidos em atividades de dinâmica de grupo e formações ligadas ao espaço e comunicação.

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, que tem sob a sua tutela a coordenação dos assuntos relacionados com projetos relativos ao Espaço, esteve presente na edição do ano passado da iniciativa, onde sensibilizou a organização para a realização do evento nos Açores – o governante esteve hoje também presente em Santa Maria.

Em breve, também no campo espacial, será organizada nos Açores a quarta edição do Simpósio Europeu das Regiões NEREUS, ligadas às tecnologias do espaço, reforço do compromisso regional com esta área científica e económica.

A edição de 2025 do Astronauta por um Dia recebeu mais de 600 candidaturas provenientes de todas as regiões do país, registando pela primeira vez uma maioria feminina. No final, 15 rapazes e 15 raparigas concretizaram o sonho de viajar em gravidade zero.

© Governo dos Açores | Fotos: Agência Espacial Portuguesa

Partilhar