Berta Cabral destaca papel dos empresários açorianos e dos investidores externos no desenvolvimento do setor turístico
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas destacou esta semana, na ilha Terceira, a importância da entrada em cena na Região de novas novas cadeias e marcas nacionais e internacionais, a par dos empresários açorianos, no desenvolvimento do setor turístico.
Berta Cabral falava, em Angra do Heroísmo, na inauguração do Torel Terra Brava, um boutique hotel de cinco estrelas, que ocupa o edifício do antigo Zenite Boutique Hotel & Spa, agora totalmente renovado e reclassificado em cinco estrelas.
O novo hotel está instalado num solar do século XVIII e oferece 44 quartos e suites, com nomes inspirados nos elementos da natureza ("Vulcão", "Lava", "Melro", "Garajau", "Golfinho-roaz" e "Atlântico").
“A iniciativa privada açoriana é extremamente importante para o desenvolvimento do turismo, porque retém valor, mas também os investidores externos são essenciais para um setor que se consolida cada vez mais como motor da economia regional, uma vez que estes já possuem vastas cadeias de distribuição que projetam externamente a notoriedade ao Destino Açores”, acentuou.
Reafirmando que o turismo nos Açores tem crescido de forma sustentável e com passos seguros, Berta Cabral recordou que “as receitas do turismo nos Açores estão a crescer mais rapidamente do que o número de dormidas, o que é um sinal positivo de valorização do destino”.
Em 2024, os Açores registaram mais de 4,2 milhões de dormidas, um aumento de 27,6% em relação a 2022, enquanto os proveitos da hotelaria ultrapassaram os 200 milhões de euros, representando um crescimento de 46%.
Já em 2023, o crescimento das dormidas foi de 15,8%, enquanto as receitas aumentaram 24,8%, o que reforça a tendência de que o destino está a gerar mais valor por visitante.
A Secretária Regional do Turismo destacou que este desempenho reflete um turismo mais sustentável e qualificado, com maior capacidade de gerar riqueza, emprego e investimento para a Região.
Berta Cabral sublinhou, ainda, que “os Açores são um verdadeiro ‘case study’ a nível internacional, no que ao crescimento do turismo sustentável diz respeito, o que se deve ao percurso estável que tem sido traçado pelo Governo dos Açores”.
E precisou: “um exemplo concreto disso é o facto de sermos o primeiro e único arquipélago do mundo com certificação de ouro”.
Os Açores em 2024 tornaram-se oficialmente um Destino Turístico Sustentável com Certificação de Ouro, de acordo com os critérios da EarthCheck,
A EarthCheck é uma das entidades certificadoras mais prestigiadas do mundo em turismo sustentável.
O nível Ouro agora alcançado representa um reconhecimento do compromisso contínuo da região com a preservação ambiental, o envolvimento da comunidade local e a promoção de boas práticas sustentáveis no setor do turismo.
Este processo envolveu entidades públicas, empresas, associações e cidadãos, num esforço colaborativo que reforça a imagem dos Açores como destino de excelência e responsabilidade ambiental.