16 de Setembro 2025 - Publicado há 1 dias, 10 horas e 57 minutos
Cerca de dois mil atendimentos registados até ao momento nos Balcões da Inclusão, destaca Mónica Seidi
location Praia da Vitória

Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social

Desde a inauguração dos Balcões da Inclusão da Região, situados em Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Horta e Ribeira Grande, registaram-se cerca de dois mil atendimentos, valoriza a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi.

Os serviços da Segurança Social da Praia da Vitória, na ilha Terceira, contam, a partir de hoje, também com um Balcão da Inclusão, um serviço dedicado a prestar apoio, informação e encaminhamento a pessoas com deficiência e incapacidade, bem como às suas famílias e organizações.

O novo Balcão da Inclusão integra-se na Estratégia Regional para a Pessoa com Deficiência nos Açores (ERIPDA) 2023-2030, que visa combater a exclusão social e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

Mónica Seidi considera que esta é uma das várias boas medidas que constam na ERIPDA,  com o objetivo de garantir cobertura geográfica equilibrada, apoio técnico qualificado na Região e assegurar uma cobertura mais próxima das necessidades reais das populações, que fica hoje concluída.

“Os Balcões da Inclusão são mais do que serviços: são sinais visíveis de uma política pública que respeita e promove a dignidade humana”, declara a governante.

Os profissionais que asseguram o atendimento nestes balcões receberam formação específica ministrada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, através da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, garantindo que a informação transmitida é rigorosa, atualizada e que o atendimento é prestado com qualidade, sensibilidade e respeito. Essa formação é também um reconhecimento da complexidade das questões que envolvem a deficiência e da importância de responder com conhecimento, empatia e compromisso.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSSS

Partilhar