Nota à imprensa
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas
Na sequência da derrocada ocorrida na segunda-feira no acesso à Ferraria, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que, esta manhã, uma equipa técnica da Direção Regional das Obras Públicas e do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) deslocou-se ao local para uma análise técnica e aferição das condições de segurança para circulação na via pública.
Comprovou-se que a derrocada ocorrida consistiu num deslizamento de terras no pé do talude, que projetou terra e blocos rochosos de grandes dimensões para a via, obstruindo-a. Este deslizamento ocorreu numa zona não abrangida pela intervenção de estabilização do talude realizada entre 2019 e 2020.
A equipa técnica que se deslocou ao local, numa análise preliminar, identificou toda a zona como instável e perigosa, concluindo que não há condições de segurança, de momento, para a circulação de pessoas e viaturas no caminho em questão, pelo que o acesso se mantém condicionado e não recomendado.
A Direção Regional das Obras Públicas mantém-se a trabalhar no local com um camião, uma retroescavadora e uma máquina giratória para desobstrução da via, visando a retirada dos automóveis retidos no parque de estacionamento. A operação de desobstrução terminou ao início da tarde.
Da ocorrência, registe-se que não se registaram danos em pessoas ou bens. Todas as pessoas que se encontravam na zona balnear foram acompanhadas, apoiadas e transportadas para os respetivos alojamentos, através de um esforço conjunto entre o Governo Regional, a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Junta de Freguesia dos Ginetes. Foi igualmente fornecido apoio e bens alimentares pela funcionária das Termas da Ferraria.
O Governo dos Açores apela à compreensão e à colaboração da população no sentido de respeitar as limitações impostas na circulação rodoviária, que visam única e exclusivamente salvaguardar a segurança da população e dos visitantes.
De momento, aguarda-se a emissão do relatório técnico do LREC para identificar e desencadear os procedimentos subsequentes de proteção e consolidação dos taludes da via.