16 de Setembro 2025 - Publicado há 1 dias, 11 horas e 25 minutos
Governo dos Açores reforça emergência médica pré-hospitalar no Faial com viatura SIV em funcionamento 24 horas por dia
location Horta

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, anuncia que o Serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Faial passará a funcionar 24 horas por dia, reforçando a capacidade de resposta da ilha na emergência médica pré-hospitalar e as condições de socorro na Ilha.

Para Alonso Miguel, trata-se de “um passo histórico”, lembrando que, “até aqui, a viatura SIV estava disponível apenas 16 horas diárias, uma limitação que deixa de existir e que irá garantir uma resposta mais próxima, mais eficaz e em permanência”.

“A partir de agora, estará disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, seguindo um modelo SIV AMBULÂNCIA, já testado com sucesso no Corpo de Bombeiros da Praia da Vitória”, sublinhou Alonso Miguel, durante a cerimónia de entrega de uma ambulância à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial.

O governante explicou que a operacionalização da SIV em regime permanente representa um investimento do Governo que ascende a cerca de 360 mil euros, dos quais 100 mil euros destinados à nova ambulância de socorro e cerca de 260 mil euros ao reforço de duas tripulações afetas à emergência médica pré-hospitalar.

A ambulância, agora entregue no Faial, integra um conjunto de nove viaturas adquiridas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento global de cerca de um milhão de euros, neste momento já todas entregues às respetivas associações.

“Portanto, os faialenses passam hoje a contar com mais uma ambulância, mais dias tripulações de EMPH e com a viatura SIV a operar 24 horas por dia, circunstância que evidência de forma inequívoca a importância que atribuímos à capacidade de resposta dos nossos bombeiros, no domínio da emergência médica pré-hospitalar” acrescentou.

Na ocasião, Alonso Miguel dirigiu também um agradecimento à Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social e ao Hospital da Horta “pelo reforço de recursos na enfermagem e pelo trabalho conjunto que se mostrou essencial para a concretização deste novo projeto no Faial”.

O Secretário Regional, que tutela a pasta da Proteção Civil, lembrou ainda que “o investimento do Governo Regional na emergência médica pré-hospitalar tem vindo a crescer de forma significativa”, salientando que registou-se um avanço de 4,9 milhões de euros em 2020, para 7,9 milhões de euros em 2025.

E prosseguiu: “trata-se de um reforço de investimento de 61%, que traduz o firme compromisso e a aposta clara do Governo Regional na resposta imediata à emergência e no apoio aos profissionais que nela operam, materializando-se não apenas pela renovação da frota vermelha e amarela, mas também pelo reforço do dispositivo de viaturas SIV e das tripulações de emergência médica pré-hospitalar”.

O governante concluiu reiterando o compromisso do Governo Regional para com os bombeiros açorianos e a garantia de que se continuará a investir, a apoiar e a trabalhar em conjunto "para garantir o bem mais precioso, a vida humana".

© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC

Partilhar