9 de Setembro 2025 - Publicado há 3 dias, 19 horas e 32 minutos
III Bienal Agro Comercial de Santa Maria decorre a partir de quinta-feira
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação

A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através da Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação, promove, em parceria com a Associação Agrícola de Santa Maria, a III Bienal Agro Comercial de Santa Maria, que decorrerá entre os dias 11 e 14 de setembro de 2025, na Avenida de Santa Maria, junto ao antigo campo de futebol.

A edição deste ano integra dois momentos de grande relevo: o Fórum Regional de Apicultura, com conferências, ‘workshops’ e demonstrações, e a III Jornada da Raça Charolesa, com palestras, concursos, entre outros.

A III Bienal Agro Comercial e o Fórum Regional de Apicultura dos Açores, em concreto, reforçam o papel de Santa Maria como espaço de inovação agrícola e apícola, de promoção dos produtos de qualidade e de valorização da cultura rural açoriana.

O Fórum Regional de Apicultura abre com visitas técnicas, ‘workshops’ práticos e conferências temáticas, reunindo especialistas dos Açores, Portugal continental e Baleares.

Ao longo dos quatro dias de evento, pretende-se um espaço de partilha onde agricultores, apicultores, investigadores, técnicos, empresas e a comunidade em geral se reúnem em torno da inovação, sustentabilidade e valorização dos produtos de Santa Maria e dos Açores, num programa que combina atividades técnicas, científicas, culturais e gastronómicas.

Ademais, serão dinamizadas sessões técnicas, concursos agrícolas, apresentações de produtos locais, ‘showcookings’ e provas gastronómicas, com destaque para alguns dos produtos mais emblemáticos da ilha. O recinto contará ainda com tasquinhas, animação cultural, espetáculos musicais e atividades para famílias e crianças.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAA/JF

Partilhar