5 de Setembro 2025 - Publicado há 1 dias, 8 horas e 37 minutos
José Manuel Bolieiro enaltece “50 anos de dedicação” da Associação Agrícola de São Miguel
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou hoje na cerimónia que assinalou o 50.º aniversário da Associação Agrícola de São Miguel, sublinhando a “relevância” histórica e o papel “determinante” da instituição no desenvolvimento do setor agrícola açoriano.

Ao longo de meio século, a Associação consolidou-se como uma referência de apoio, valorização e representação dos agricultores, contribuindo para o progresso económico e social da ilha e da Região.

O governante destacou a visão dos fundadores e o trabalho contínuo de dirigentes, colaboradores e associados.

“Cinquenta anos de história são, sobretudo, cinquenta anos de dedicação e de resiliência em defesa da agricultura e dos agricultores de São Miguel. É justo reconhecer a todos os que ajudaram a construir este caminho”, lembrou.

O líder do executivo açoriano enalteceu ainda o papel do Presidente da Direção, Jorge Rita, e de todos os que, ao longo das décadas, serviram a instituição, afirmando que “o prestígio da Associação Agrícola de São Miguel resulta da missão de quem a fundou, mas também da liderança e do trabalho consistente que hoje a projetam a nível regional e nacional".

Perante a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, José Manuel Bolieiro reafirmou a importância de políticas nacionais que tenham em conta a especificidade das Regiões Ultraperiféricas e o contributo açoriano para a segurança alimentar do país.

Sublinhando os desafios do setor, como o aumento da produção alimentar, a sustentabilidade ambiental e a inovação tecnológica, o Presidente do Governo dos Açores assegurou empenho contínuo na defesa dos agricultores açorianos.

“A Associação Agrícola de São Miguel é amiga da dignidade e do rendimento dos nossos agricultores, e com ela partilhamos a responsabilidade de preparar o futuro com confiança e determinação”, afirmou José Manuel Bolieiro.

No âmbito das comemorações, foram igualmente prestadas várias homenagens.

Destacaram-se os sete sócios fundadores que, desde 1975, mantêm vínculo ininterrupto à Associação: António Manuel Cabral da Ponte, Armando Botelho Henrique, Armando Soares Cordeiro Jr., Gilberto Jacinto dos Santos, João do Rego Pavão, José Tavares Casaca e Maximino Sousa Galvão. Foram ainda atribuídas homenagens de Mérito Empresarial e Profissional, a título póstumo, a Dionísio Raposo Leite, Francisco Amâncio de Oliveira Macedo, Humberto Silva, Manuel Joaquim da Costa Leite, Mário da Silva Almeida e Miguel Alves Medeiros Diogo. O Prémio Carreira distinguiu Luís Nuno Ponte Neto de Viveiros, pelo percurso notável em prol da agricultura micaelense. A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) recebeu também uma homenagem institucional pela longa colaboração mantida.

Foram igualmente lembrados os antigos Presidentes da Direção da Associação, António Maria Correia do Carmo (a título póstumo), Paulo Alberto Moniz Teves, António de Oliveira Cymbron, José Francisco Almeida Barbosa e Manuel António Oliveira Martins e os antigos Presidentes do Governo dos Açores, João Bosco Mota Amaral, Alberto Madruga da Costa (a título póstumo), Carlos César e Vasco Cordeiro. Por fim, a própria Associação Agrícola de São Miguel prestou uma homenagem especial ao atual Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, reconhecendo a colaboração próxima, a visão estratégica e o compromisso com o fortalecimento da agricultura açoriana.

A cerimónia contou ainda com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes; do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia; do Presidente da Direção da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita; do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Álvaro Mendonça e Moura; do Presidente da Assembleia Geral da Associação Agrícola de São Miguel, Eugénio Câmara; bem como dos Vogais da Direção da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Sousa e Valter Melo.

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar