Desemprego registado em julho é o mais baixo dos últimos 17 anos nos Açores
Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego
No final do mês de julho estavam registados no Centro de Qualificação e Emprego dos Açores 3.968 desempregados, o que reflete uma redução de 3,9% em relação ao mês anterior (junho) e de 9,1% em relação ao mês homólogo (julho de 2024), revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A descida do desemprego nos Açores foi mais acentuada do que no conjunto das regiões do País, isto é, no todo nacional, que não foi além dos 0,2% em relação ao mês anterior e dos 4% em relação ao mês homólogo, ainda de acordo com a informação mensal do IEFP sobre o “Mercado de Emprego”.
Em julho último, os Açores registaram a segunda maior redução do desemprego em relação ao mês anterior, atrás do Algarve, onde a redução foi de 5,8%, e ao mês homólogo, atrás da Madeira, com uma redução de 19,4%, mas com 5.419 desempregados inscritos no serviço público de emprego daquela Região Autónoma.
Neste mesmo mês estavam integrados em programas de inserção socioprofissional 1.570 desempregados.
Desde novembro de 2008 (3.863 desempregados) que não se registavam números tão baixos no desemprego registado nos Açores, o que confirma a consolidação de uma tendência de redução do desemprego na Região iniciada com o governo de coligação PSD/CDS/PPM em novembro de 2020.
Em janeiro de 2021 permaneciam inscritos no serviço público de qualificação e emprego da Região Autónoma dos Açores 7.032 trabalhadores à procura de primeiro e novo emprego e 3.811 desempregados integrados em programas de inserção socioprofissional (programas ocupacionais).
Em termos de ofertas de emprego, no mês de julho do corrente ano foram registadas 149 ofertas envolvendo 183 postos de trabalho, tendo sido satisfeitas 111 ofertas, esforço que se refletiu na colocação de 130 desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego.