Governo dos Açores reforça resposta de emergência com entrega de novas ambulâncias aos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico e Calheta
Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática
O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, entregou na quarta-feira duas novas ambulâncias de socorro às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico e da Calheta, reforçando os meios de emergência médica pré-hospitalar nestes dois concelhos.
Alonso Miguel destacou que este ato “simboliza não apenas o reforço dos meios operacionais, mas também o reconhecimento público pelo trabalho incansável e meritório que estes corpos de bombeiros desenvolvem, diariamente, em prol da sua comunidade".
Segundo o governante, “a emergência médica pré-hospitalar, enquanto pilar fundamental da Proteção Civil, enfrenta hoje novos e complexos desafios”, razão pela qual é essencial “continuar a investir de forma estratégica, garantindo que os nossos bombeiros dispõem dos conhecimentos, dos meios e das condições necessárias para prestar um serviço de excelência a quem mais precisa".
“As ambulâncias hoje entregues em São Roque do Pico e na Calheta, em São Jorge, integram um conjunto de nove viaturas adquiridas pelo Governo Regional, num investimento global de cerca de 1 milhão de euros, ficando agora apenas a faltar proceder à entrega da última ambulância deste lote, designadamente à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial”, referiu.
O Secretário Regional que tutela a Proteção Civil nos Açores, revelou que “nestes dois Concelhos, a emergência médica pré-hospitalar representa cerca de 80% da atividade operacional dos respetivos corpos de bombeiros, razão pela qual estas ambulâncias vêm colmatar uma necessidade premente”.
“Importa ter em atenção que, entre 2024 e 2025, o Corpo de Bombeiros de São Roque do Pico deu resposta a mais de 650 chamadas para prestação de cuidados de saúde urgentes à sua população, sendo que, no caso da Calheta, nesse mesmo período, verificaram-se mais de 400 solicitações desta natureza”, acrescentou.
Alonso Miguel considera que, assim, dá-se mais um passo importante na capacitação dos Corpos de Bombeiro para a resposta em emergência médica hospitalar, através da renovação da frota de ambulâncias de socorro da Região.
O Secretário Regional atestou que “o investimento do Governo Regional na emergência médica pré-hospitalar tem vindo a crescer de forma significativa”, recordando que “passámos de 4,9 milhões de euros em 2020, para 7,9 milhões de euros em 2025”.
“Trata-se de um reforço de investimento de 61%, que traduz o firme compromisso e a aposta clara do Governo Regional na resposta imediata à emergência e no apoio aos profissionais que nela operam, materializando-se não apenas pela renovação da Frota de Ambulâncias de Socorro, mas também pelo reforço do Dispositivo de Viaturas de Suporte Imediato de Vida e das tripulações de Emergência Médica Pré-Hospitalar”, referiu.
Alonso Miguel “reconheceu que não basta apenas investir em equipamentos, sendo também preciso investir nas pessoas e essa tem sido uma das grandes prioridades do Governo Regional”, destacando medidas como “a criação do Estatuto Social do Bombeiro Voluntário, o reforço das tabelas salariais, a aquisição de equipamentos de proteção individual e, sobretudo, o aumento dos recursos aplicados na formação e qualificação dos profissionais, área na qual o investimento cresceu de 194 mil euros em 2020, para 360 mil euros em 2025”.
Alonso Miguel recordou ainda que “o Plano de Investimentos na Proteção Civil e Bombeiros para 2025 é o maior de sempre, ascendendo a cerca de 14 milhões de euros, o que representa um aumento de 15% face a 2024, ou de 64% relativamente a 2020.”
O governante concluiu reiterando o compromisso do Governo Regional para com os bombeiros açorianos e a garantia de que continuar-se-á a investir, a apoiar e a trabalhar em conjunto "para garantir o bem mais precioso, a vida humana".