Artur Lima lança empreitada de reabilitação de 92 habitações no Bairro Nascer do Sol e denuncia “década de abandono”
Vice-Presidência do Governo Regional
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu hoje ao lançamento da primeira pedra da empreitada de reabilitação das 92 habitações do Bairro Nascer do Sol, na Praia da Vitória, num investimento previsto de 11 milhões de euros.
“Este momento é muito especial. Em 2020, quando tomámos posse, assumi como desígnio reabilitar estes bairros. Foram anos de abandono, de desprezo pelo património e pela juventude da Terceira, que não podemos ignorar”, afirmou Artur Lima.
O Vice-Presidente não poupou críticas à governação anterior, liderada pelo Partido Socialista, acusando-a de “abandonar” centenas de habitações, apesar das necessidades habitacionais urgentes.
“Entre 2015 e 2020, nada foi feito. O Governo Regional do PS, com Vasco Cordeiro e Andreia Cardoso, e a Câmara Municipal da Praia da Vitória, também socialista, deixaram estas casas ao abandono. É criminoso para o património, é criminoso para a juventude e é criminoso para a economia da Praia”, salientou.
Segundo Artur Lima, o estado em que o bairro foi encontrado exigiu uma intervenção complexa desde o primeiro momento, afirmando que “não havia loteamento aprovado, os lotes não estavam registados em nome da Região, não existiam infraestruturas”.
E prosseguiu: “Levámos mais de dois anos apenas a legalizar a situação”.
Segundo Artur Lima, esta reabilitação é um símbolo de uma nova forma de fazer política.
“Dizem que a direita não tem política social. Pois é este governo que está a devolver dignidade habitacional a centenas de terceirenses”, considerou, numa sessão em que esteve também presente a Secretária Regional com a tutela da habitação, Maria João Carreiro.
Apesar das limitações de financiamento herdadas, o Governo Regional conseguiu avançar: “com apenas 60 milhões de euros deixados no PRR para toda a Região, demos início a projetos como este, que mostram o nosso compromisso com as pessoas. Ao contrário do passado, não ficámos por intenções”, disse o governante.
A reabilitação das 92 habitações do Bairro Nascer do Sol, de tipologias T3 e T4, que se encontram devolutas desde a sua entrega pelos Estados Unidos da América, será acompanhada de um regime de arrendamento com opção de compra.
“Queremos dar às famílias a possibilidade de se fixarem, de criarem raízes, com estabilidade e dignidade. Esta é a nossa visão de coesão social”, sublinhou.
Artur Lima destacou ainda o envolvimento da atual Câmara da Praia da Vitória e agradeceu o trabalho da Direção Regional da Habitação, liderada por Daniel Pavão, da Secretária Regional Maria João Carreiro e das respetivas equipas técnicas.
“Os terceirenses e os praienses merecem uma política de habitação à altura da sua dignidade. Com estas 92 habitações, mais as 13 casas em São Brás, estamos a cumprir esse dever. Daqui um ano teremos famílias a viver aqui, com segurança e esperança no futuro”, concluiu.