7 de Julho 2025 - Publicado há 1 dias, 16 horas e 39 minutos
Vice-Presidente do Governo defende investimento na modernização portuária nas Regiões Ultraperiféricas
location Haia

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, defendeu a importância estratégica de investir nas infraestruturas portuárias das Regiões Ultraperiféricas, no decorrer do Bureau Político da Comissão das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM).

“Os portos das Regiões Ultraperiféricas desempenham um papel central para toda a sua atividade económica, seja através do transporte de carga ou da mobilidade de pessoas”, começou por lembrar Artur Lima. 

Considerando a relevância estratégica destas infraestruturas para as economias das regiões costeiras e, em especial as ilhas, “é fundamental capacitar os portos na sua segurança operacional, promover a sua resiliência às alterações climáticas, e manter níveis de capacidade ajustados às exigências atuais e futuras”, salientou o Vice-Presidente.

Para Artur Lima, “investir nas Regiões Ultraperiféricas é salvaguardar a coesão social e económica da União Europeia”.

Neste sentido, a modernização portuária “é fundamental para garantir competitividade e assegurar a coesão territorial, diminuindo o isolamento geográfico destas regiões”, prosseguiu.

Na ocasião, o Vice-Presidente reiterou a necessidade de se estabelecer um POSEI Transportes: "Esta é uma prioridade para o Governo dos Açores. O POSEI Transportes é um instrumento que permite responder aos desafios reais das Regiões Ultraperiféricas neste setor".

Durante a sua intervenção, Artur Lima ilustrou o potencial dos portos regionais e de pequena dimensão para “desempenhar um papel importante na implementação da estratégia portuária da UE, permitindo aliviar os portos centrais e melhorar a resiliência das cadeias logísticas”.

Recorrendo ao exemplo o dos Açores, o Vice-Presidente sublinhou a importância de infraestruturas como os cabos submarinos, acrescentado que os portos regionais “podem acolher centros de vigilância marítima e de coordenação operacional, contribuindo para a segurança das rotas comerciais e para o fornecimento de produtos e tecnologias críticas”.

No debate tido, a liderança dos Açores foi amplamente reconhecida, tendo em conta a recente criação da maior área marinha protegida do Atlântico Norte, assim como a posição dos Açores enquanto fronteira atlântica da Europa.

Alinhado com o mencionado por Artur Lima, e após felicitar a Região pelo seu trabalho, o eurodeputado francês Christiphe Clergeau reforçou que a correta preservação e proteção dos mares é uma questão de soberania.

O Bureau Político da Comissão das Regiões Periféricas Marítimas decorreu entre os dias 3 e 5 de julho, em Haia, nos Países Baixos. 

A CRPM reúne mais de 150 regiões de 24 países, representado mais de 200 milhões de pessoas. Atua como um grupo de discussão, promoção e defesa de desenvolvimento territorial mais coeso e equilibrado, não só em toda a Europa, mas também em regiões vizinhas e parceiras.

© Governo dos Açores | Fotos: VPGR

Partilhar