6 de Julho 2025 - Publicado há 18 horas e 20 minutos
José Manuel Bolieiro desafia criação de “aliança estratégica Atlântica” com Cabo Verde
location Angra do Heroísmo

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à sessão solene comemorativa dos 50 anos da Independência de Cabo Verde, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, numa cerimónia marcada pelo simbolismo da amizade atlântica e da fraternidade entre povos insulares.

O líder do executivo açoriano destacou a importância do momento, sublinhando também os 50 anos da democracia portuguesa.

"Comemorar 50 anos de independência de Cabo Verde é, para nós, também motivo de celebração, num tempo em que Portugal assinala cinco décadas de democracia. Partilhamos a história, mas também o futuro”, sublinhou.

O governante evocou a identidade comum que une os dois povos, ancorada na insularidade e na vocação universalista.

"Na génese da nossa identidade está a condição insular. Vivemos no mundo, nas nossas nove ilhas e nas dez de Cabo Verde, e espalhamo-nos pelos cinco continentes. Saúdo os cabo-verdianos em todo o mundo, com especial carinho pelos que escolheram as nossas ilhas como lar", disse.

José Manuel Bolieiro reforçou ainda a dimensão geoestratégica que Açores e Cabo Verde representam no contexto atlântico, apelando a uma visão de futuro partilhada.

E realçou: "Temos um posicionamento atlântico privilegiado. Podemos e devemos, em parceria, construir plataformas logísticas da lusofonia atlântica, criando valor com base na nossa geografia insular. É uma questão de talento, estratégia e ambição".

A cerimónia foi também marcada por momentos de homenagem à diáspora cabo-verdiana, reconhecendo o percurso de resiliência e de contributo ativo para as sociedades de acolhimento.

Um dos momentos mais significativos foi a intervenção de António Neves, enfermeiro no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e natural de Cabo Verde, convidado como orador especial.

Durante a sessão foi ainda lançado um selo comemorativo da efeméride, apresentado por Fátima Albergaria, Diretora dos CTT nos Açores, e por António Armindo Couto, Presidente do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo.

O evento contou com a presença de diversas entidades oficiais e representantes diplomáticos, entre os quais o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses, o Ministro da Promoção do Investimento e Fomento Empresarial de Cabo Verde, Eurico Monteiro, o Cônsul Honorário de Cabo Verde nos Açores, Guilherme Bettencourt, e o Presidente da Direção da associação FraterUne – “A Fraternidade que Nos Une”, António Cambim.

A sessão solene reforçou os laços de proximidade e cooperação entre Açores e Cabo Verde, traduzindo-se numa manifestação clara da vontade de aprofundar as pontes históricas, culturais e estratégicas que unem estes dois arquipélagos irmãos do Atlântico.

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar