19 de Outubro 2020 - Publicado há 1282 dias, 11 horas e 30 minutos
Governo dos Açores promove concurso “Mala de Ciência”, para alunos do 1.º e do 2.º ciclo, no âmbito da Noite dos Investigadores
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

O Governo dos Açores lançou hoje, no âmbito das comemorações da MacaroNight II - Noite dos Investigadores da Macaronésia, o 1.º Concurso Infantil “Mala de Ciência”.

Este concurso, dirigido aos alunos do 1.º e do 2.º ciclo da Região, tem como objetivo a construção de um protótipo sobre um facto, uma descoberta ou um instrumento científico que tenha aplicação nos Açores, bem como a gravação de um vídeo sobre o tema escolhido com duração máxima de cinco minutos.

Com esta iniciativa, pretende-se despertar o gosto e a curiosidade dos mais novos pela ciência e, em simultâneo, fazer com que apliquem os seus conhecimentos sobre ciência na Região.

O concurso “Mala da Ciência”, promovido através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia e do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, decorre até 20 de novembro.

Os alunos interessados podem formar equipas de quatro a seis elementos, coordenadas por um docente, para o desenvolvimento do projeto, no âmbito do qual todo o material necessário para a construção do protótipo deverá ser acondicionado dentro de uma mala, que será construída e personalizada pelos concorrentes.

Os vencedores serão anunciados a 27 de novembro, na MacaroNight II, sendo a ocasião celebrada em simultâneo com as outras regiões da Macaronésia.

Os prémios consistem na atribuição de valores monetários para a escola/equipa, sendo o primeiro prémio de 1.000 euros, o segundo prémio de 750 euros e o terceiro prémio de 500 euros.

A apresentação de candidaturas deve ser efetuada através do email [email protected].

Para mais informações sobre o concurso, os interessados podem consultar a página do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia na Internet, em http://frct.azores.gov.pt/noticia/concurso-mala-de-ciencia/.

A comemoração da Noite Europeia dos Investigadores nos Açores, que este ano se realiza a 27 de novembro, tem sido levada a cabo pelos Centros de Ciência da Região desde 2010. com o apoio do Governo dos Açores.

Desde 2018 que esta iniciativa tem a colaboração do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, com financiamento do programa Horizonte 2020, através das ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) para a Noite dos Investigadores, com o projeto MacaroNight – Noite dos Investigadores da Macaronésia, envolvendo regiões portuguesas e espanholas.

A MacaroNight tem sido palco da promoção e divulgação da cultura científica na Região junto das gerações mais novas, sendo que o número de participantes tem vindo a aumentar a cada edição tem vindo a aumentar.

© GaCS/GM | Fotos: GaCS/DRCT

Partilhar