4 de Julho 2025 - Publicado há 9 horas e 3 minutos
Abertas candidaturas ao REDES – Rede Regional de Voluntariado Jovem 
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego

Estão abertas as candidaturas ao novo programa REDES – Rede Regional de Voluntariado Jovem, criado e implementado pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude. 

As candidaturas decorrem em período aberto no portal da Juventude dos Açores, disponível em juventude.azores.gov.pt. 

Podem candidatar-se a um projeto de voluntario no âmbito do REDES jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 28 anos, independentemente do nível de escolaridade e da situação profissional.

Este programa inclui duas modalidades: uma de “curta duração”, para projetos de um a cinco dias, como a requalificação de uma moradia ou a recolha de animais vadios, entre outros de natureza social e comunitária; e outra “regular” para projetos de três a nove meses em instituições com atividade permanente, como lares de idosos, associações de apoio à deficiência, entre outras que tenham como objeto de ação as previstas no voluntariado.

Nos projetos de “curta duração” os jovens beneficiam de uma bolsa que pode ir de 21 euros a 75 euros, enquanto nos projetos "regulares” a bolsa mensal pode chegar aos 180 euros, num total de 1.620 euros, se o jovem cumprir nove meses de voluntariado.

Com vista à boa implementação e execução deste programa, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego apela à adesão das entidades, como as IPSS, as associações sem fins lucrativos e outras, para a apresentação de projetos de voluntariado através do quais os jovens possam participar e dar o seu contributo. 

“Se é certo que os programas de juventude não vivem sem os jovens, também não é errado dizer-se que as entidades, associações e organizações são essenciais na dinamização destes mesmos programas para os nossos jovens”, notou Maria João Carreiro, aquando da apresentação do REDES, em junho, nas Lajes do Pico. 

Ainda de acordo com o a titular da pasta da Juventude, “com este novo programa, o Governo dos Açores quer afirmar a importância do voluntariado para o desenvolvimento pessoal, social e comunitário, através da partilha de conhecimentos, práticas, perspetivas e intervenções que se traduzem na aquisição de aptidões e competências cruciais na formação dos jovens”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRJHE

Partilhar