1 de Julho 2025 - Publicado há 2 dias, 13 horas e 48 minutos
Berta Cabral diz que Ribeira Grande tem papel ativo na economia regional e é fértil para iniciativa empresarial e emprego
location Ribeira Grande

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas defendeu, esta segunda-feira à noite, que a Ribeira Grande “desempenha um papel ativo na dinamização da economia regional e representa um território fértil à iniciativa empresarial e à criação de emprego qualificado”.

Berta Cabral falava, em representação do Presidente do Governo dos Açores, na sessão solene comemorativa do 44.º Aniversário de elevação da cidade da Ribeira Grande.

Destacando “a capacidade de articular os setores primário e secundário com os novos desafios da transição energética, da economia verde e da digitalização como o caminho certo para reforçar a competitividade da economia local”, prosseguiu: “o Turismo, por seu turno, enquanto eixo estruturante de desenvolvimento regional, está em franco desenvolvimento e apresenta-se com enorme potencial, onde a identidade se junta à autenticidade e o empreendedorismo se envolve com a inovação”.

A governante realçou que, além de ser a capital do surf nos Açores, a Ribeira Grande deve orgulhar-se da produção do chá, das paisagens, percursos pedestres, praias e termalismo, bem como dos festivais âncora, que “garantem com qualidade e estratégia, a promoção de um património natural e cultural e a projeção de recursos museológicos religiosos, sociais e industriais de referência”.

E prosseguiu: “é nesta cidade que se concentra, no quadro cultural, um dos mais emblemáticos equipamentos públicos regionais de divulgação de arte contemporânea, o Arquipélago, assim como é aqui que se recua anualmente no tempo e se honra a cidade com o «Cantar às Estrelas», as «Cavalhadas de São Pedro» e a «Feira Quinhentista», fazendo da Ribeira Grande uma cidade viva e vibrante”.

“É com esta visão de futuro que o Governo dos Açores elege e defende nas suas políticas públicas para a Ribeira Grande, assim como para todos os outros concelhos da Região -, a coesão territorial e social como pilares do modelo de desenvolvimento do arquipélago”, referiu.  

Referindo-se ao investimento do Governo dos Açores no concelho da Ribeira Grande, Berta Cabral destacou “o projeto inovador” da “frente mar” (contrato ARAAL), que vai proporcionar a requalificação urbana da Ribeira Grande e a criação de novos arruamentos, “permitindo a proteção da orla marítima e uma nova relação entre a cidade e as pessoas com o mar”.

A governante referiu, ainda, “a intervenção urgente e tecnicamente complexa por parte da Secretaria Regional” sob a sua tutela “na orla costeira da freguesia das Calhetas, com vista à estabilização da falésia, um investimento na segurança da população residente e do próprio património da freguesia, a que se seguirá, em breve, a 2ª fase da intervenção”.

E vincou: “esta é uma área territorial que nunca tinha sofrido qualquer beneficiação no passado, apesar das constantes reivindicações da população, que há mais de 20 anos pedia uma solução para o problema”.

Berta Cabral relembrou a reabilitação e proteção marítima do Porto de Santa Iria, na Ribeirinha, cujo processo de expropriações está em curso, e vai potenciar condições de segurança na zona, através da proteção da orla costeira, estabilização das arribas contíguas à estrada de acesso ao porto e preservação do património construído.

“Estas três evidências são, desde a primeira hora, prioridades para o Governo dos Açores numa contínua aposta em ações e infraestruturas que promovam o bem-estar, a segurança e a mobilidade sustentável dos ribeiragrandenses”, disse.

Berta Cabral deixou, ainda, uma palavra de reconhecimento a todos os autarcas de freguesia presentes e aos homenageados, referindo que todos, “conhecendo bem as realidades no terreno, conseguem dar respostas céleres, justas e eficazes às necessidades das populações, e acompanham de perto as famílias, que conhecem cada rua, cada escola, cada coletividade, cada aspiração do seu território”.

“A Ribeira Grande continuará a ser um exemplo regional de participação cívica, de inovação social, de cultura viva, de economia com rosto humano e de turismo com autenticidade”, concluiu.

© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

Partilhar