José Manuel Bolieiro entrega ambulâncias às corporações de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à cerimónia de entrega de duas ambulâncias de socorro às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.
A iniciativa, que decorreu nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), na ilha Terceira, representa um investimento de 200 mil euros.
Durante a cerimónia, que contou com a presença do Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, responsável pela bênção dos equipamentos, o líder do executivo regional sublinhou o simbolismo do momento.
“Hoje é um dia de gratidão e justiça. Estas mulheres e estes homens dão de si sem pensar em si”, afirmou, enaltecendo a missão pública das corporações de bombeiros.
As duas associações contempladas asseguram, em conjunto, cerca de 25% da atividade operacional de todo o arquipélago, respondendo a mais de 8.500 ocorrências por ano. Para o Presidente do Governo, trata-se de “um grau de operacionalidade que exige respeito, reconhecimento e investimento”.
Desde 2020, o Governo dos Açores tem vindo a implementar um conjunto de reformas estruturantes no setor, destacando-se a criação de um novo modelo de financiamento das associações, que, segundo José Manuel Bolieiro, “garante justiça, equidade e transparência”, estando já pago o primeiro semestre do corrente ano.
Outro dos eixos prioritários tem sido a valorização dos profissionais - o executivo regional avançou com uma revisão histórica do estatuto dos bombeiros, que incluiu aumentos salariais superiores a 100 euros mensais, comparticipações em despesas familiares, apoio à remuneração de voluntários e bonificação do tempo de serviço para reforma.
O investimento em equipamentos tem igualmente sido robusto. Nos últimos quatro anos, foram entregues às associações da Região mais de 600 mil euros em equipamentos de proteção individual. No âmbito do plano de renovação da frota de combate a incêndios, a primeira desde 2010, já foram adjudicadas nove viaturas no valor de 3,3 milhões de euros, estando em preparação novos concursos.
No caso concreto da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, para além das ambulâncias entregues esta segunda-feira, foram também atribuídos, respetivamente, um autotanque pesado no valor de 340 mil euros e outro de 350 mil euros.
Na área da emergência médica pré-hospitalar, responsável por 90% da atividade das corporações, o investimento do Governo dos Açores aumentou 61% face a 2020, totalizando 7,9 milhões de euros previstos para 2025. Desde maio, ambas as ambulâncias da ilha Terceira passaram a contar com mais um tripulante, num reforço anual de 46 mil euros.
“Sabemos que os meios são sempre escassos, mas a vontade de servir é inabalável”, declarou José Manuel Bolieiro, concluindo que “a Proteção Civil merece mais e a segurança das populações ainda mais”.
Estiveram também presentes na cerimónia o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, e o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Rui Andrade.