30 de Junho 2025 - Publicado há 12 horas e 17 minutos
Aplicação mySaúde Açores em destaque em ciclo de conferências em Viena
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social

A apresentação do projeto mySaúde Açores integrou, na semana passada, o ciclo de conferências Connectathon, que decorreu em Viena, Áustria.

A apresentação, sob o tema "A Regional Approach to Health Data Exchange: The Azores Interoperability Project", esteve a cargo de Paulo Brás, Diretor de Sistemas de Informação do Hospital Divino Espírito Santo.

O mySaúde Açores, que já tem perto de 17 mil registos, foi reconhecido pelo seu caráter inovador e capacidade de pôr a tecnologia ao serviço dos utentes, facilitando processos e tornando o acesso à saúde mais equitativo e inclusivo.

O projeto é parte integrante do projeto de desenvolvimento e implementação do Repositório de Informação de Saúde dos Açores e respetivos portais, incluindo mecanismos de interoperabilidade com os sistemas locais (MUSA - Modelo Único de Saúde nos Açores).

“O reconhecimento internacional reforça o papel da Região Autónoma dos Açores como pioneira em arranjar soluções inovadoras na área da saúde, mostrando-se capaz de ultrapassar as barreiras do isolamento geográfico e fazer frente aos desafios inerentes a uma região ultraperiférica, tendo o utente e o seu bem-estar como principal foco”, sustenta a Secretária Regional da tutela, Mónica Seidi.

“O projeto demonstra ainda como uma região insular está a responder, com soluções tecnológicas eficazes, aos desafios da integração e partilha segura de dados clínicos”, prosseguiu.

Desde o seu lançamento, a 28 de janeiro de 2025, o mySaúde Açores tem vindo a facilitar o acesso dos açorianos aos serviços de saúde, quer seja através da aplicação ou do uso do portal ‘web’. Entre as funcionalidades mais utilizadas destacam-se os pedidos de marcação de consulta, acessíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, e a possibilidade de realizar teleconsultas, que tem beneficiado especialmente os utentes com dificuldades de deslocação.

O registo é gratuito e basta introduzir o número de utente e de telefone associado à ficha clínica. Adicionalmente, a plataforma permite associar vários utentes a um único número de telefone, o que facilita a gestão de contas de familiares dependentes.

O projeto, que surge no âmbito do Hospital Digital, é financiado pelo PRR e tem a Siemens Healthineers como parceiro, continua em desenvolvimento no sentido não só da constante melhoria das funcionalidades já existentes, mas também da introdução de novas, a serem lançadas em breve. A integração dos dois maiores hospitais da Região, o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e o Hospital do Divino Espírito Santo em São Miguel, são também novos marcos a anunciar num futuro muito próximo.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSSS

Partilhar