Eleitos os Conselheiros da Diáspora Açoriana para 2025-2029
Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades
A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, divulga os resultados da votação para a eleição dos Conselheiros da Diáspora Açoriana para o mandato de 2025-2029.
Os novos conselheiros foram dados a conhecer através da plataforma digital Açorianos no Mundo, numa eleição que decorreu durante cinco dias, de 20 a 24 de maio, e que registou uma participação global de 55,54%.
Dos 1408 eleitores registados na plataforma, 782 escolheram 17 Conselheiros da Diáspora Açoriana, dos 19 previstos no Decreto Legislativo Regional n.º 18/2019/A, de 5 de agosto, em representação das respetivas áreas geográficas.
Pelo círculo eleitoral da Bermuda, foi eleito Richard Ambrósio (advogado), com 100% dos votos.
No Brasil, foram eleitos Marcos Borba (administrador de empresas), com 86,27%, pelo Estado do Rio de Janeiro; Regis Marques Gomes (gestor de empresas), com 90%, pelo Estado do Rio Grande do Sul; Marcos Pinheiro (professor e guia turístico), com 70,29%, pelo Estado de Santa Catarina; António Arruda (administrador), com 87,00%, pelo Estado de São Paulo; e Vânia da Silva (procuradora federal), com 42,76% dos votos, pelos restantes estados brasileiros.
No Canadá, foram eleitos Esmeralda Cabral (escritora), com 100%, pela Província de British Columbia; Paulo Jorge Cabral (cônsul honorário), com 100%, pela Província de Manitoba; Matthew Correia (apresentador de televisão), com 67,05%, pela Província do Ontário; e Carlos Eduardo de Almeida (advogado), com 100% dos votos, pelas restantes províncias canadianas.
Nos Estados Unidos da América, foram eleitos Zeto Carvalho (representante da SATA), com 100%, pelo Estado da Califórnia; e Danny de Melo (empresário), com 100%, pelo Estado de Massachusetts. Pelo círculo comum dos restantes estados dos EUA, foram eleitos os conselheiros David Rebelo Pimentel (vice-presidente para as vendas na Elan Chemical) e Katherine Soares (coordenadora de Marketing da TAP Air Portugal - América do Norte), com 85,29% e 14,71% dos votos, respetivamente.
No Uruguai, foi eleita Sofia Ruiz (advogada), com 100% dos votos.
Pelo círculo eleitoral de Portugal continental e Região Autónoma da Madeira, foi eleito Rui Melo Silva (professor universitário), com 54,55% dos votos.
Finalmente, para conselheiro pelo círculo eleitoral correspondente ao Resto do Mundo, foi eleito Tiago Domingues (gestor), com 100% dos votos.
Não foram eleitos conselheiros pelo Quebeque (Canadá) e Rhode Island (EUA) por não ter havido candidaturas nesses círculos eleitorais.
Estes resultados foram apurados pela comissão eleitoral e homologados pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão.
A tomada de posse dos conselheiros eleitos encontra-se prevista para o Dia dos Açores, 9 de junho, em cerimónia virtual presidida pelo Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.
O Conselho da Diáspora Açoriana é um órgão consultivo criado em 2019, constituído por 35 membros, entre os quais os conselheiros eleitos pelas comunidades açorianas, que visa assegurar a participação, a colaboração e a auscultação de todos aqueles que pretendem contribuir para o projeto de desenvolvimento dos Açores.