Maria João Carreiro valoriza evolução “francamente positiva” do mercado de trabalho nos Açores
Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, presidiu esta sexta-feira, em representação do Presidente do Governo, à inauguração da FICSA – Feira da Indústria, Comércio e Serviços dos Açores, em Ponta Delgada, tendo, na ocasião, valorizado a evolução “francamente positiva” da economia e do mercado de trabalho nos Açores desde 2021.
Entre os resultados apontados pela governante estão o Indicador da Atividade Económica, que em março último aumentou 1,5% face ao mês homólogo; o Indicador do Consumo Privado, que em março registou um acréscimo homólogo de 4,4%; e a taxa de desemprego, que baixou no 1.º trimestre deste ano para os 5,7%, menos 1% em relação ao trimestre homólogo.
Também no 1.º trimestre deste ano a população empregada nos Açores bateu recordes: 121 mil pessoas, ou seja, mais 5.900 açorianos empregados do que no trimestre homólogo.
“Estes indicadores levam a que se possa afirmar de forma inequívoca que o principal problema do mercado de trabalho nos Açores não é hoje, como foi até 2020, o desemprego elevado”, notou, para afirmar que a “confiança de quem investe e de quem produz” está a resultar neste “caminho de progresso e melhorias concretas na vida das empresas e das famílias açorianas”.
Se entre as preocupações das empresas está a escassez de mão-de-obra, em muitos casos associada à falta de trabalhadores com competências adequadas aos postos de trabalho disponíveis ou que as empresas querem criar, Maria João Carreiro frisou, também, que persistem desafios ao nível da qualidade do emprego e dos salários que têm de ser superados.
Nesse sentido, defendeu, é preciso “afirmar com ainda mais convicção e determinação uma abordagem qualitativa ao mercado de trabalho” para “atrair, formar e reter talento nas empresas”.
Do ponto de vista a intervenção e apoios públicos, a Secretária Regional lembrou que desde 2021 foi apoiada a contratação de mais de 6.900 trabalhadores, através de medidas como o CONTRATAR e o TURIS.ESTÁVEL, dos quais 86% celebraram um contrato sem termo.
Desde 2021, foi apoiada a contratação de 4.200 jovens, sendo que mais de 85% celebraram contratos sem termo, “um vínculo que promove perspetivas de estabilidade e de carreira essenciais para que as empresas possam atrair e reter talento jovem nos seus quadros”, alertou.
Só este ano já foram aprovadas 160 candidaturas à Medida de Valorização Salarial, do recém-criado pacote “+ Jovem”, para atrair e reter talento jovem nos Açores, “num sinal inequívoco de que os jovens açorianos, tendo a oportunidade certa e as condições adequadas, escolhem ficar nas nossas ilhas ou regressar à Região, no caso daqueles que saíram para prosseguir estudos”.
Maria João Carreiro apelou, ainda, às empresas para que “não subestimem o potencial dos trabalhadores” que, por circunstâncias várias, “permanecem no desemprego”, defendendo que a formação, sendo a melhor política de emprego, é essencial para a requalificação e reconversão profissional de desempregados para setores de atividade com necessidades de recrutamento.
A Secretária Regional congratulou, ainda, a direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada pela organização da FISCA, um certame de “inegável importância para a divulgação dos produtos e serviços prestados pelas empresas de diferentes setores de atividade da nossa economia, numa desmonstração inequívoca da sua capacidade e pujança”.