Sessão com José Manuel Bolieiro assinala "Semana da Leitura" na Escola Manuel de Arriaga
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou numa sessão de leitura com alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, no âmbito da iniciativa “Semana da Leitura”, promovida pela biblioteca da escola.
O líder do executivo açoriano apresentou o livro “O que é amar um país”, da autoria do Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, obra centrada na intervenção proferida pelo autor enquanto presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em 2020.
José Manuel Bolieiro destacou o significado desta obra como "testemunho de responsabilidade cívica" e de "compromisso" com a história, a cultura e as pessoas que integram a comunidade nacional, e sublinhou que amar um país exige atenção às suas transformações, às dificuldades enfrentadas e às necessidades concretas dos seus cidadãos, sendo necessário um envolvimento ativo na construção de soluções e no reforço do bem-estar coletivo.
“Ler é um ato de cidadania, que permite compreender melhor o mundo, comunicar com mais clareza e pensar de forma mais crítica”, sublinhou.
O governante aproveitou também para lembrar que o hábito de ler deve ser incentivado desde cedo, como meio de desenvolvimento pessoal e social.
E acrescentou: "a leitura amplia o conhecimento, estimula a criatividade, melhora a comunicação e promove a empatia, ao permitir o contacto com diferentes experiências e realidades".
No decorrer do encontro, o Presidente do Governo teve ainda a oportunidade de dialogar com os alunos, que colocaram questões sobre a sua vida pessoal, percurso profissional e gostos literários. Foi, assim, criado um momento de proximidade e partilha, onde os alunos puderam conhecer melhor o Presidente do Governo através da leitura de um livro por si escolhido.
No final da sessão, José Manuel Bolieiro enalteceu o trabalho da biblioteca escolar e da sua equipa, destacando a relevância de iniciativas como esta.
“Esta é uma iniciativa particularmente bem conseguida, pela forma como promoveu a leitura e aproximou os jovens da reflexão sobre a sociedade em que vivem”, concluiu.