Critérios para a atribuição de selo Marca Açores serão revistos
Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação
A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação implementou um Grupo de Trabalho com o objetivo de proceder à alteração do processo de certificação de atribuição do selo Marca Açores.
Este Grupo de Trabalho será composto por representantes da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
No âmbito do trabalho a desenvolver, o Grupo de Trabalho deve proceder ao levantamento de necessidades de alteração legal ou regulamentar relevantes, proceder a uma proposta de alteração à certificação da Marca Açores e executar uma proposta de aplicação das alterações previstas.
Este Grupo terá todo o apoio técnico, logístico e administrativo necessário ao funcionamento assegurado pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, em prol da boa execução e transparência da Marca Açores.
Várias entidades serão convidadas a colaborar neste desígnio, casos da Federação Agrícola dos Açores, as câmaras de comércio da Região ou a Federação das Pescas, entre outras.
A Marca Açores contribui desde 2015 para a criação de uma identidade territorial, junto do público, permitindo que a promoção da Região Autónoma dos Açores seja facilmente percecionada nas diversas vertentes.
Após uma década de existência do projeto é de enaltecer o crescimento acentuado quer na distribuição de selos, quer no número de empresas aderentes. Recorde-se que a Marca Açores abrange produtos de diversas categorias, serviços e estabelecimentos.
Neste momento existem 308 empresas aderentes à Marca Açores e mais de oito mil selos atribuídos.
“Após dez anos de existência da Marca Açores este é o momento para avaliar o que se fez até aqui e perceber de que modo podemos e potencializar e a firmar melhor os produtos dos Açores com maior identidade”, realça António Ventura, Secretário Regional com a tutela deste projeto.