Votação para o Conselho da Diáspora Açoriana decorre até sábado
Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades
A eleição dos novos Conselheiros da Diáspora Açoriana está já a decorrer e prolonga-se até 24 de maio, sábado. Durante este período, a votação decorre unicamente’online’, através da plataforma Açorianos no Mundo - https://acorianosnomundo.azores.gov.pt/
Este processo, promovido pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, visa eleger 19 representantes da diáspora açoriana, distribuídos pelas regiões com maior presença de comunidades açorianas: Bermuda (um), Estados Unidos da América (cinco), Canadá (cinco), Brasil (cinco), Uruguai (um), território nacional fora da Região Autónoma dos Açores (um) e resto do mundo (um), que integrarão o Conselho da Diáspora Açoriana para um mandato de quatro anos, 2025-2029.
Os candidatos a conselheiros são: pela Bermuda - Richard George da Silva Ambrósio; pelo Brasil, nas áreas geográficas do Rio de Janeiro - Hugo Desio Ormonde Rocha e Marcos Godinho Borba; do Rio Grande do Sul - Alexsander Borges Ribeiro e Regis Albino Marques Gomes; de Santa Catarina - Lucas Vinicius de Oliveira, Marcos Henrique Oliveira Pinheiro, André Arthur Dutra e Ronaldo Cardinal da Fontoura; de São Paulo-Luís Carlos Medeiros e António Tavares Arruda; dos Restantes Estados- Ivison Xavier Duarte, Vânia Mendes Ramos da Silva, Guilherme Fanchin, José Roberto Bezerra de Medeiros e Giuliano Alves de Sousa; pelo Canadá, nas áreas geográficas de British Columbia- Esmeralda de Jesus Correia Cabral; de Manitoba - Paulo Jorge de Melo Pimentel Cabral; de Ontário – Matthew Jay Fidalgo Correia e Suzanne Maria Cunha e Restantes Províncias e Territórios – Carlos Eduardo Boiteux de Almeida; dos Estados Unido da América, pelas áreas geográficas da Califórnia- Zeto Nuno Melo Carvalho; de Massachusetts – Danny Romão de Melo; e dos Restantes Estados - David Rebelo Pimentel e Katherine Sousa Soares; do Uruguai- Sofía Lilí Quintana Ruiz; de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira – Rui Manuel de Medeiros Melo Silva e Fernando Melo de Souza e pelo Resto do Mundo - Tiago Augusto Garcia Domingues.
A plataforma Açorianos no Mundo permite a inscrição de todos os açorianos residentes fora do arquipélago dos Açores, oferecendo-lhes a possibilidade de se candidatarem a conselheiros, votarem e elegerem os representantes da sua área geográfica de residência.
A fase de submissão das candidaturas decorreu entre 1 e 10 de abril, seguida da validação das listas eleitorais e dos candidatos, cujos nomes foram divulgados a 15 de abril, data que marcou também o arranque da campanha eleitoral. Durante o período eleitoral, podem votar todos os açorianos residentes na diáspora que tenham o registo validado na plataforma até ao dia 18 de maio. A votação decorre de forma totalmente digital, sendo segura e acessível a partir de qualquer parte do mundo, permitindo que cada eleitor vote apenas uma vez.
Após o encerramento da votação, os resultados serão apurados e validados pela Comissão Eleitoral e posteriormente homologados pelo Governo Regional. Em caso de empate numa determinada área geográfica, será realizada uma segunda volta entre os candidatos empatados, com votação entre os dias 28 e 30 de maio de 2025.
O Conselho da Diáspora Açoriana foi fundado em 2019, visando assegurar a participação, a colaboração e a auscultação daqueles que contribuem ou pretendem contribuir para o projeto de desenvolvimento dos Açores, a partir de debates, emissão de pareceres, sugestões e propostas.
Todas as etapas deste processo estão disponíveis na plataforma Açorianos no Mundo, através da ligação https://acorianosnomundo.azores.gov.pt/.