Mais de 70 jovens do Ensino Básico ao Ensino Universitário apresentam ideias inovadoras no i9.Açores
Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego
Mais de 70 jovens iniciaram hoje a sua participação no i9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, e que decorre até quinta-feira no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, ilha Terceira.
No total, estão em competição nesta 4.ª edição do i9.Açores mais de 40 ideias de negócio de estudantes do 2.º ciclo ao Ensino Secundário, incluindo Ensino Profissional e Ensino Superior, que versam sobre áreas como agricultura, turismo, gastronomia, novas tecnologias e inteligência artificial, solidariedade social ou ainda saúde e bem-estar.
As propostas resultam do trabalho desenvolvido durante a edição deste ano da Academia Empreendedora, na qual participaram cerca de 2.000 alunos de todos os ciclos de ensino e de todas as ilhas, 34 escolas, quatro entidades de ação social, 50 professores e 12 técnicos.
Na sessão de abertura do i9.Açores, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego enalteceu a “qualidade das propostas” e a “responsabilidade dos jovens”, já que cada uma das propostas está alinhada com pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Aos desafios que lançámos, não poderíamos ter tido melhor resposta, o que demonstra que estamos a trabalhar com os jovens e não apenas para os jovens”, enalteceu Maria João Carreiro, lembrando que a Academia Empreendedora, que culima com o i9.Açores, desafia os jovens “a pensar, a criar, a inovar, a ousar e a desenvolver uma atitude empreendedora”.
No total das quatro edições, já integraram a Academia Empreendedora cerca 6.000 jovens.
Maria João Carreiro explicou que este programa criado pela coligação PSD/CDS/PPM “dá palco ao potencial humano existente nos Açores”, contribuindo para a “construção de uma atitude confiante e ativa dos jovens na sociedade”, ao mesmo tempo em que os capacita com “competências que são essenciais para a afirmação de um perfil empreendedor”.
Segundo a governante, a Praia da Vitória vai ser durante esta semana o “espaço por excelência da celebração do talento, da criatividade, do sonho, da ousadia, da ambição, do espírito competitivo, da identificação de aptidões e vocações profissionais”.
No decorrer do i9.Açores, os participantes vão poder apresentar à comunidade os seus produtos na Feira i9.Açores, que decorre na Academia de Juventude da ilha Terceira, e beneficiar de mentoria e treino de pitch com os jurados.
Este ano, integram o júri do i9.Açores Eunice Melo, empresária; Avelino Ormonde, fundador da Biofontinhas; Joana Saavedra, cofundadora da Bambu bicycles; Duarte Pimentel, diretor executivo do TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira; e Ricardo Reis, publicitário, realizador e cofundador da Hunt Global.
Os classificados com o 1.º lugar em cada uma das categorias a concurso vão integrar uma missão de empreendedorismo a Barcelona, à semelhança dos vencedores das três edições anteriores, que visitaram ecossistemas empreendedores em Madrid, em Lisboa e Coimbra ou em Aveiro, Porto e Braga.
O investimento público regional nesta edição da Academia Empreendedora e do i9.Açores é de 150 mil euros.
A Secretária Regional reiterou que a Região “precisa do pensamento crítico e da capacidade de entender e de intervir dos jovens num tempo, como este que vivemos, de vários desafios”, desafiando os participantes a viverem esta experiência “da melhor forma possível, a criarem memórias para a vida e a saírem deste concurso com a mesma motivação e espírito vencedor com que chegaram ao i9.Açores”.
Participaram na abertura e na visita à Feira i9.Açores, entre outros convidados, a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, e o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga.