9 de Outubro 2020 - Publicado há 1295 dias, 2 horas e 24 minutos
Já foram aprovados 16 projetos em I&D em contexto empresarial, num valor superior a 3,8 milhões de euros
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que os Açores “não se podem ‘dar ao luxo’ de ser outra coisa senão uma região mais inovadora, com uma aposta sistemática em Investigação e Desenvolvimento (I&D), sempre que possível aplicável às empresas”.

Bruno Pacheco falava na apresentação do projeto 'Azores Accel', que consiste na elaboração e implementação de um processo de aceleração de empresas de base científica, vocacionado para a área da agroindústria e que visa promover uma aceleração dos negócios de algumas das empresas instaladas no TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

“O ‘Azores Accel’ surge da vontade de facilitar a criação de valor e o lançamento de start-ups e spin offs de base tecnológica, ligadas ao setor agroalimentar e bioeconomia, ajudando os empreendedores no desenvolvimento do mercado e procura de investimento”, afirmou.

A iniciativa 'Azores Accel' junta "três dos pilares que nortearam a ação política do Governo dos Açores nos últimos quatro anos”, disse o Diretor Regional, apontando, neste sentido, a criação de centros de interface tecnológico, “como o TERINOV”, a internacionalização da I&D que se faz nos Açores e a “aposta muito clara” nas iniciativas de I&D em contexto empresarial, fomentando a permeabilidade entre os diversos agentes que compõem o Sistema Cientifico e Tecnológico dos Açores e o tecido económico regional.

O Diretor Regional enalteceu “a geração extraordinária de empreendedores que colocam a Investigação e o Desenvolvimento no centro do seu negócio”.

Bruno Pacheco frisou que “o Executivo açoriano tem vindo a trabalhar, de forma muito afincada, para esbater as distâncias entre a academia e as empresas da Região”.

Durante a sua intervenção, apontou os 16 projetos aprovados em I&D em contexto empresarial, cofinanciados pelo PO Açores 2020, num valor superior a 3,8 milhões de euros.

“Se, na primeira convocatória deste tipo de projetos, em 2016, tivemos 10 projetos aprovados, hoje estamos na iminência de mais do que duplicar o número de projetos na convocatória de 2019”, disse, acrescentando que “estão em análise cinco projetos de I&D em contexto empresarial, estando a ser preparados mais oito, que deverão ser submetidos até ao final do ano”.

“Os resultados excederam de tal forma as expectativas que reforçamos, há menos de duas semanas, a dotação dos apoios de dois milhões de euros para 3,5 milhões de euros”, afirmou.

Bruno Pacheco destacou ainda a criação do primeiro núcleo de I&D numa empresa regional, acrescentando que, “muito em breve, serão aprovados os primeiros projetos de Vales de I&D, o primeiro instrumento de financiamento simplificado na Região na área do I&D”.

© GaCS/GM | Fotos: GaCS/DRCT

Partilhar