9 de Outubro 2020 - Publicado há 1294 dias, 22 horas e 58 minutos
Açores aumentaram investimento na melhoria das condições de uso, vigilância e qualidade das zonas balneares
location Horta

Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou hoje que, entre maio e setembro, foram realizadas 831 colheitas de amostras de águas balneares no arquipélago, tendo sido monitorizadas 125 águas balneares nas nove ilhas dos Açores.

Filipe Porteiro, que falava, por videoconferência, na Reunião Regional de Águas Balneares, onde fez o balanço da época balnear de 2020, referiu “a importância crescente” das zonas e águas balneares dos Açores, que incluem praias, portinhos, plataformas lávicas, piscinas naturais e artificiais, na medida em que “cada vez são mais valorizadas e procuradas como zonas de lazer e de fruição dos benefícios do mar e do sol, tanto por públicos locais, como por turistas que visitam as ilhas”.

Neste sentido, referiu que a gestão destas zonas se torna “mais exigente”, levando as entidades gestoras a “aumentar o seu investimento e atenção na melhoria das condições de uso, de vigilância e da qualidade das suas zonas balneares”.

“É importante notar que a importância crescente das zonas balneares se traduz também num reforço por parte das autoridades competentes, nomeadamente a Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Socorros a Náufragos, no que respeita ao patrulhamento e vigilância destas zonas”, afirmou.

“Por outro lado, os banhistas estão também mais atentos às condições de higiene e limpeza, informação e qualidade dos serviços e segurança”, frisou o Diretor Regional.

Na sua intervenção, Filipe Porteiro destacou a "relevância” do programa Bandeira Azul, um galardão que inclui critérios relacionados com todas as valências relevantes na gestão das zonas balneares, nomeadamente a qualidade da água e dos serviços, a segurança e a educação ambiental.

O Diretor Regional sublinhou ainda “a necessidade de aumentar a cobertura dos nadadores-salvadores” nas zonas balneares, acrescentando que a Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM) tem estado disponível para apoiar a realização de cursos de nadador-salvador e também, como aconteceu este ano, na contratação externa de nadadores-salvadores.

Relativamente à qualidade da água balnear, Filipe Porteiro apontou o programa monitorização da qualidade das águas balneares realizado pela DRAM como um “importante contributo” para o usufruto das zonas balneares em segurança, referindo que é necessário aumentar a vigilância e formas de mitigar eventuais problemas que possam ser detetados.

Este programa representa um investimento superior a 33 mil euros.

Na sua intervenção, o Diretor Regional referiu que esta reunião anual constitui “um momento de diálogo e partilha de conhecimento e de experiências entre as diferentes entidades com responsabilidades na matéria”, com vista a “promover o desenvolvimento sustentável das praias e outras zonas balneares”.

Esta reunião serviu também para preparar a próxima época balnear, com realce para o programa de educação ambiental Bandeira Azul, a cargo da Associação Bandeira Azul da Europa.

Para além da Reunião Regional de Águas Balneares, decorreu também hoje, por videoconferência, a primeira jornada anual do projeto Interreg Mac ABACO - Melhoria da Qualidade das Águas Balneares e Costeiras da Macaronésia, que contou com cerca de seis dezenas de participantes.

O Diretor Regional congratulou-se pelo facto dos Açores serem a "primeira região deste projeto a fazer uma jornada técnica", durante a qual foram apresentados os resultados do primeiro ano do estudo trienal da caraterização da qualidade microbiológica de areias balneares, desenvolvido pelo Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge, por solicitação da Direção Regional dos Assuntos do Mar.

Segundo Filipe Porteiro, esta jornada proporcionou “o diálogo e aproximação” entre entidades, ilhas e regiões da Macaronésia, com vista ao intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas no que respeita à gestão de águas e zonas balneares.

© GaCS/GM

Partilhar