9 de Maio 2025 - Publicado há 9 horas e 39 minutos
Governo dos Açores lança nova edição da campanha de limpeza para combater crescente ameaça do lixo marinho 
location Horta

Secretaria Regional do Mar e das Pescas

No âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar (20 de maio), a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), e em colaboração com o programa Blue Azores, convida toda a comunidade açoriana a participar na Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas 2025. 

A iniciativa tem como objetivo unir esforços na proteção do ecossistema costeiro e da vida marinha, promovendo a remoção de resíduos acumulados no ambiente marinho, e já conta com 25 ações de limpeza no mês de maio. Nos Açores, os dados mais recentes revelam que o lixo marinho continua a representar uma séria ameaça aos habitats naturais. 

De acordo com o último relatório de avaliação do estado ambiental das águas marinhas dos Açores, no âmbito da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha (DQEM), a abundância de macrolixo nas praias açorianas está acima do limite europeu de referência (20 itens/100 m), com uma mediana regional de 50 itens/100 m, refletindo a necessidade urgente de reduzir em 60% a presença destes resíduos para atingir o Bom Estado Ambiental (BEA). 

O lixo marinho nos Açores é dominado por plásticos, que representam 84% do total de resíduos recolhidos na orla costeira/praias, entre 2016 e 2023, sendo os fragmentos pequenos de plástico (entre 0 e 2,5 cm) os mais frequentes. 

Estes materiais não só degradam a paisagem como têm impactos significativos na vida selvagem marinha, desde a ingestão por aves, como o cagarro, até ao emaranhamento de tartarugas e cetáceos. 

Todos os dados recolhidos durante as ações de limpeza realizadas em 2025 contribuirão ainda para os objetivos dos projetos LIFE IP AZORES NATURA e CircularOcean (1/MAC/2/2.6/0023), além de integrarem o reporte internacional no âmbito da DQEM e da Convenção OSPAR, reforçando o papel ativo da Região Autónoma dos Açores na proteção do Atlântico Nordeste. 

Como participar: 

- Organize uma ação de limpeza na sua área, preferencialmente em zonas da Rede Natura 2000;  

- Participe em ações já programadas por associações locais ou escolas (os eventos inscritos serão divulgados no portal do governo para o lixo marinho); 

- Divulgue a campanha nas redes sociais, convidando amigos e familiares a juntarem-se; 

- Registe o tipo e peso dos resíduos recolhidos em: www.lixomarinho.azores.gov.pt.

As ações são abertas a escolas, associações, empresas e cidadãos em geral. 

Para registar uma iniciativa, preencha o formulário disponível em https://forms.gle/efhswVYyYyPd5fnu9 ou contacte: [email protected].

© Governo dos Açores | Fotos: SRMP

Partilhar